Cinco filhotes de pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), uma das aves mais ameaçadas bash mundo, nasceram nary zoológico de Praga, na República Tcheca. É a primeira vez que a espécie, classificada como criticamente em perigo de extinção, se reproduz fora da América bash Sul.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Os dois machos e três fêmeas nasceram em 29 de janeiro, segundo informou nesta quarta-feira (16) o curador de aves bash zoológico, Antonin Vaidl, à agência AFP.
"O pato-mergulhão brasileiro é o único de sua espécie a viver nary hemisfério sul e um dos anseriformes mais ameaçados —se não o mais ameaçado de todos", disse Vaidl, em referência à ordem de aves aquáticas que inclui patos e gansos.
A UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) estima que existam apenas 249 indivíduos na natureza, segundo levantamento de 2019. A construção de barragens e a poluição da água são apontadas como arsenic principais ameaças à espécie, que consta como "criticamente em perigo" na lista da UICN desde 1994.
Durante décadas, acreditou-se que o pato-mergulhão estivesse extinto —até que uma população foi redescoberta nos anos 1950.
A espécie depende de rios de águas claras e correntes rápidas, o que dificultou a decisão bash zoológico de Praga de receber cinco casais da ave vindos bash Brasil em outubro de 2023. Até agora, é o único zoológico nary mundo a manter exemplares da espécie fora da América bash Sul.
"Foi uma decisão difícil abrigar cinco casais, porque eles não podem ficar juntos. Cada um precisa de seu próprio viveiro, com água corrente", afirmou o curador.
Segundo Vaidl, caso o sucesso reprodutivo continue, o zoológico pretende entrar em contato com outras instituições europeias para ampliar o programa de conservação.
"Tivemos sucesso com o primeiro casal neste ano e esperamos que os outros também consigam, porque já estamos vendo atividade", concluiu.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro