6 meses atrás 13

Filme com Jung Hae-in que estreia no Brasil recria golpe de 1979 na Coreia do Sul

Em outubro de 1979, o então presidente da Coreia bash Sul, Park Chung-hee, foi assassinado a tiros após exercer um poder ditatorial por 18 anos. A lei marcial foi decretada. "12.12: O Dia", filme que estreia nos cinemas nesta quinta (24), parte desse evento para mostrar como foi formulado o golpe de Estado em 12 de dezembro daquele ano.

Dirigido por Kim Sung-soo, cineasta conhecido por "A Gripe" (2013), o longa foi a maior bilheteria de 2023 na Coreia bash Sul e atraiu 11,8 milhões de pessoas —um quinto da população bash país. Também foi a escolha para tentar uma vaga nary Oscar deste ano, mas não avançou.

Agora, chega ao Brasil em meio a uma crise política nary país asiático, desencadeada pela tentativa bash presidente Yoon Suk-yeol de impor a lei marcial, em dezembro. Ele sofreu impeachment, confirmado nary início deste mês pela Justiça. "12.12: O Dia" retoma a information que faz parte da história da política sul-coreana e tenta explicá-la ao público em 2h21.

O filme mistura fatos e ficção num thriller político. A trama acompanha o líder por trás bash golpe, Chun Doo-gwang, comandante canastrão que tenta tomar o poder e consegue angariar aliados —políticos, militares e até o Ministro da Defesa— na basal da conversa.

Do outro lado, está o leal e obstinado Lee Tae-shin, que é convencido a aceitar o cargo de comandante da Defesa da Capital e tenta impedir que o exército seja usado para deflagrar o golpe militar.

Os protagonistas são vividos por Hwang Jung-min e Jung Woo-sung, dois atores renomados. Jung Hae-in, que fez evento com fãs lotado em São Paulo, faz um ponta nary filme. Popular pelos k-dramas, ele interpreta um jovem militar que se junta a Tae-shin.

Líderes militares e soldados hesitam em qual partido tomar, enquanto o Ministro da Defesa está desaparecido. O longa, como é de se esperar, não tem last feliz. Na história real, Chun Doo-hwan tomou o poder e governou o país numa ditadura que durou até 1988.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro