10 meses atrás 21

Fim dos filtros do Instagram: o que você precisa fazer antes do prazo

Os filtros do Instagram criados por usuários vão acabar na próxima terça-feira (14). A partir desta data, a plataforma Meta Spark Hub, que permite a criação de efeitos em realidade aumentada para o Facebook e a rede de fotos, será descontinuada, e as redes sociais da Meta contarão somente com efeitos primários, ou seja, aqueles desenvolvidos pela própria empresa. A decisão, segundo a big tech, acontecerá para que a empresa direcione seus esforços a outros produtos. Segundo o comunicado, as fotos do feed e Stories já publicados com os efeitos não serão deletados, porém, os criadores de filtros devem fazer download de seu portfólio antes da exclusão da ferramenta. Confira mais detalhes.

 entenda o que realmente muda

Fim dos filtros do Instagram: entenda o que realmente muda

Por que os filtros do Instagram vão acabar?

De acordo com a Meta, o Spark Hub, plataforma usada para criar os filtros personalizados do Instagram, será descontinuado para que a empresa possa direcionar seus esforços a outros produtos, que atenderão as futuras necessidades dos usuários. Além disso, a decisão está relacionada a uma estratégia de otimização de recursos financeiros.

Quais filtros do Instagram vão acabar?

Todos os filtros criados por terceiros serão removidos do Instagram – isso inclui tanto os efeitos desenvolvidos por usuários comuns, quanto aqueles lançados por marcas. Já os filtros primários, de propriedade da Meta, permanecerão disponíveis na rede social.

 Ana Letícia Loubak/TechTudo Filtros desenvolvidos por terceiros, como marcas e criadores de conteúdo, serão removidos do Instagram — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Minhas fotos com filtros vão sumir?

As mídias publicadas com filtros, tanto nos Reels quanto nos Stories, ainda estarão disponíveis para visualização, mesmo após a remoção dos filtros. Ou seja, a decisão não afetará os conteúdos já publicados – eles poderão ser conferidos normalmente no feed, nos destaques ou nos itens arquivados do perfil (no caso de Stories).

Como baixar fotos e vídeos com filtros do Instagram

Para baixar conteúdos publicados no feed, uma dica é utilizar a plataforma Snapinsta ("https://snapinsta.app/pt"). Para isso, vá até o Instagram, abra o Reels desejado e toque no ícone de três pontos, no canto inferior direito da tela. Depois, selecione “Ver onde compartilhar e copiar o link” e toque em “Copiar link”. Em seguida, acesse o Snapinsta, cole a URL e finalize o procedimento em “Download”.

Os Stories já publicados, por sua vez, podem ser baixados na seção de itens arquivados. Para acessar, entre no Instagram e toque no ícone da sua foto de perfil. Em seguida, selecione o menu sanduíche e a opção “Arquivar”. Em “Arquivo de stories”, escolha a foto ou vídeo que deseja salvar, toque em “Mais” e finalize em “Salvar foto” ou “Salvar vídeo”.

 Reprodução/Mariana Tralback É possível baixar os Reels publicados no Instagram com o site Snapinsta; Stories podem ser salvos através da seção "Itens arquivos" — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

Como salvar os filtros que criei no Instagram?

Os criadores de conteúdo poderão baixar seus filtros do Instagram até o dia 14 de janeiro de 2025, de duas formas: pela plataforma da Meta Spark Hub e pela Central de Contas. Veja o passo a passo dos dois métodos:

Como baixar filtro pela Meta Spark Hub

  1. Acesse o site da Meta Spark Hub (“spark.meta.com/sparkhub”) e faça seu login;
  2. Selecione a opção “Efeitos”;
  3. Pressione o efeito que deseja baixar;
  4. Toque em “Arquivos” e realize o donwload.

Como baixar filtro pela Central de Contas

  1. Na Central de Contas, acesse “Suas informações e permissões”;
  2. Toque em “Baixar suas informações”;
  3. Selecione “Baixar ou transferir suas informações” ou “Solicitar um download”;
  4. Selecione a conta do Instagram (ou Facebook) que desenvolveu o efeito;
  5. Acesse “Tipos específicos de informação”;
  6. Toque em “Meta Spark” e defina como deseja fazer o download.

IA pode substituir os filtros

No fim de dezembro, o recurso Move Gen foi apresentdo por Adam Mosseri, o CEO do Instagram. A novidade é baseada em modelos de pesquisa de inteligência artificial (IA) e, de acordo com o executivo, “permitirá alterar quase qualquer aspecto dos seus vídeos com um simples comando de texto”. Mosseri demonstrou que a tecnologia poderá fazer modificações em roupas e acessórios, além de alterar as imagens de fundo. Desse modo, é provável que a IA substitua os filtros, melhorando o aspecto das mídias. Ainda não há data oficial de lançamento, mas espera-se que ela seja liberada ainda em 2025.

Com informações de Meta Spark (1 e 2)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro