Após a imersão digital, bancos estão utilizando os seus próprios apps como principal plataforma de serviços e meio de contato com clientes. Um estudo concedido ao TechTudo e realizado pela RankMyApp conseguiu analisar a performance dos principais apps de bancos, sejam eles tradicionais, digitais ou híbridos, considerando métricas pelos downloads, avaliações dos clientes, suas retenções e o engajamento no período de 2025.
A pesquisa conta que o mercado é altamente competitivo, por isso existe quase uma guerra entre bancos. No entanto, os bancos tradicionais possuem um destaque quando se trata de confiança, já os bancos digitais são queridos por serem simples na usabilidade e experiência. Logo abaixo o TechTudo fez um ranking com os 20 aplicativos de banco melhor avaliados, com base na pesquisa, número de downloads e avaliação em lojas da Google Play Store e App Store. Confira!
Pré-vendas com cartões de banco específicas aumentam as chances de conseguir ingressos concorridos — Foto: Reprodução / Unsplash Como os bancos foram avaliados?
Segundo a RankMyApp, foi considerado o score geral que reúne todos os dados de aquisição, qualidade e retenção. Os critérios também passaram por uma análise através do número de downloads, avaliação nas lojas de aplicativos (Google Play Store e App Store), sua posição na categoria de finanças, volume de avaliações e stickiness (fator que indica a frequência que o usuário retorna ao aplicativo). A pesquisa também aponta que indicadores como estabilidade, clareza na jornada digital e estabilidade do aplicativo também são pontos decisivos na preferência dos clientes.
Top 20 dos bancos favoritos dos brasileiros
Enquanto os bancos digitais e tradicionais seguem buscando por um lugar no celular dos brasileiros. A lista deste estudo revela que fintechs como o Nubank e PicPay ocupam o topo do ranking, mas também que a Caixa Econômica Federal mantém grande popularidade entre os clientes.
O score geral, a estabilidade, oferta de serviços, confiança e a facilidade na navegação dentro do app são fatores que determinaram e pesaram na hora de fazer a enumeração. A seguir, confira como os principais aplicativos bancários se destacam dentro das lojas da Google Play Store e App Store.
O líder no ranking é um dos queridinhos dos brasileiros, o roxinho Nubank une a sua simplicidade e um alto engajamento quando se trata de um app financeiro. O aplicativo já passa dos 100 milhões de downloads na Play Store e conta com uma avaliação que alcança entre 4,6 a 4,8 estrelas. O Nubank tem uma boa aceitação entre seus usuários e vem se consolidando ano após ano como um banco digital completo.
Nubank lidera lista de bancos favoritos dos brasileiros — Foto: Divulgação/Nubank A proposta inicial do PicPay era ser apenas uma carteira digital, mas o banco cresceu e se tornou uma fintech completa sem perder sua essência. A plataforma segue servindo de carteira on-line e ocupa o segundo lugar quando se trata de pagamento rápidos e rendimentos sólidos. Sua aceitação é tão grande com o público brasileiro que possui mais de 100 milhões de downloads na Play Store. Suas avaliações de desempenho variam entre 4,5 e 4,7 estrelas, rendendo comentários positivos entre seus usuários.
O PicPay lidera como a segunda maior fintech — Foto: Divulgação/PicPay 3. Caixa Econômica Federal - Score 89,7
A Caixa é uma organização importante para o público brasileiro, pois oferece acesso aos benefícios sociais e serviços oferecidos pelo governo, então é natural encontrá-la em uma das primeiras posições. A plataforma ultrapassa mais de 100 milhões de downloads e é extremamente bem avaliada perante bancos tradicionais obtendo mais de 4 estrelas nas lojas de aplicativos, um dos fatores que colocam ela nesta posição é numero de uso recorrente.
Caixa é um banco tradicional e ocupa o top 3 na popularidade entre os brasileiros — Foto: Amanda de Almeida/TechTudo O Banco Inter se coloca como um banco digital completo. O app vai além de uma conta corrente, ele também possibilita a abertura de conta internacional e até mudança de câmbio, oferece cofres diferenciados e tem uma boa aceitação entre os jovens, com investimentos, seguros e até uma loja (marketplace). A instituição também se caracteriza como um banco moderno, com mais de 10 milhões downloads e avaliações consideráveis que chegam a 4,5 estrelas.
O Inter se destaca como banco digital completo, com investimentos e serviços em um único app — Foto: Divulgação/Inter Apesar de ser um banco que carrega tradição, o Banco do Brasil é um dos que estão apostando alto no digital, até mesmo porque pretende atrair ainda mais o público jovem que é super conectado e quer otimizar seu tempo. A instituição soma mais de 100 milhões de downloads e tem um alto índice de recomendações, o que o faz ser bastante competitivo no mercado financeiro.
O Banco do Brasil ainda é competitivo e atrai novos clientes — Foto: Helito Beggiora/TechTudo O Santander está se atualizando e promovendo uma experiência digital melhor nos últimos anos, trazendo novidades dentro do seu aplicativo, o deixando mais fluido para que o usuário sinta essa diferença. Ele tem uma taxa de downloads superior aos 50 milhões e avaliações que batem 4,8 estrelas. Mesmo não ocupando o top 5, ele é um banco em que as pessoas confiam e recomendam com frequência pelos seus atrativos e benefícios.
O Santander investe na modernização do seu app e reforça a sua presença com serviços integrados — Foto: Arte/TechTudo O Bradesco é um dos bancos que está investindo no seu aplicativo como um ponto de contato digital com os seus novos e antigos clientes, entre as novidades, está a oportunidade de vincular o app com o WhatsApp para saber saldo, pagamentos e outros serviços. O sistema também conta com a Bia (Bradesco Inteligência Artificial) que é a sua própria assistente bancária digital. A sua adesão nas lojas de apps ultrapassa os 50 milhões e as suas avaliações estão em torno de 4,5 estrelas.
O Bradesco é um dos destaques pelo uso frequente e as interações com a assistente BIA — Foto: Mariana Saguias/TechTudo O Banco PAN chama atenção dos usuários por oferecer uma base de crédito e soluções acessíveis para pagamento, além disso, o PAN registra uma avaliação consistente em 4,5 estrelas e sua taxa de downloads ultrapassa a casa dos 50 milhões.
Banco Pan é totalmente digital e está disponível para Android e iPhone (iOS) — Foto: Emanuel Reis/TechTudo O Agibank é um banco que buscou uma estratégia diferenciada das demais e combina seus atendimentos entre o aplicativo e o atendimento presencial, isso para garantir uma melhor experiência dos usuários. Assim, a organização acaba atraindo seus clientes com uma oferta de crédito mais branda para resolver seus problemas financeiros. Com de mais de 10 milhões de downloads e avaliação de até 4,7 estrelas, o banco está dentro do top 10 favoritos do Brasil.
Agibank, banco digital que também possui agências físicas está no top 10 favoritos — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi O Banco Sicoob se diferencia na sua modalidade, pois se baseia na lógica do cooperativismo, ou seja, é um banco onde você também toma as decisões, isso mesmo os clientes (cooperados), participam dos resultados e possuem voz nas decisões, isso sem contar que é um banco que possui taxas mais "justas". A plataforma afirma que seu foco principal é nas pessoas e na comunidade. Sua adesão acumula 10 milhões de downloads e é avaliado com 4,8 estrelas.
Clientes participam das decisões enquanto usam um app — Foto: Reprodução/Sicoob O Iti foi criado pelo Banco Itaú com propósito de ser uma conta totalmente digital, sem tarifas, com uma experiência simplificada e foi lançado para bater de frente com os bancos digitais. Atualmente, ele vem passando por uma reformulação e já está integrado ao super app do Itaú, que ultrapassa o seus 100 milhões de downloads com avalição de 4,7 estrelas.
Atualmente o banco Iti está integrafo ao Itaú — Foto: Reprodução/TechTudo O Banco BMG se posiciona de um jeito diferente e para um público mais específico, o foco dele é crédito consignado e sua atuação com usuários como pensionistas do INSS, aposentados e funcionários públicos. Ele vem apostando no "Phygital" fazendo essa mistura do físico + o digital. A instituição também tem uma taxa de downloads que ultrapassa 10 milhões e com uma aprovação de 4,7 estrelas.
O BMG mantém boa avaliação entre seus usuários — Foto: Reprodução/Marcela Franco 13. Banco Mercantil - Score 74,7
O Banco Mercantil investiu de um jeito diferente e foca no público na faixa etária acima de 50 anos. A plataforma afirma buscar oferecer atendimento humanizado para fazer com que a experiência destes usuários seja a mais simples e clara possível mediante ferramentas usadas no dia a dia como o WhatsApp e demais sistemas on-line. Sua taxa de downloads é menor em comparação aos outros, mas atinge o total de 5 milhões e sua aprovação alcança 4,8 estrelas, ou seja, é um aplicativo que atende às necessidades dos seus usuários.
O Banco Mercantil se destaca pela usabilidade intuitiva — Foto: Reprodução/Banco Mercantil 14. BTG Pactual - Score 74,4
O Banco BTG Pactual é o maior da América Latina e é voltado para o público investidor, ele se tornou uma grande referência no segmento e hoje bate mais de 5 milhões de downloads, além de avaliações de 4,9 estrelas nas lojas de aplicativos.
Clientes do cartão de crédito BTG Pactual podem transferir pontos automaticamente para uma das plataformas parceiras: Esfera ou Livelo — Foto: Reprodução/Mariana Tralback O Sicredi se diferencia por não ser um banco tradicional e sim uma instituição financeira que foca no cooperativismo, modelo em que o cliente também é um associado, tendo participação em decisões e resultados. A instituição também promove um atendimento mais próximo e personalizado oferecendo taxas menores. Sua entrada no mercado digital rendeu uma taxa aprovação de 4,8 estrelas nas lojas de apps e mais de 10 milhões de downloads.
O Sicredi leva o modelo cooperativo para o ambiente digital focando no relacionamento com o usuário — Foto: Divulgação/Sicredi O Neon é uma fintech brasileira que se apresenta como uma instituição financeira diferente dos bancos tradicionais para fazer pagamentos rápidos com soluções acessíveis. A organização possui uma pontuação nas lojas de aplicativos de 4,8 estrelas e mais de 50 milhões de downloads, número que chega a ultrapassar o total de bancos em posições acima, o que mostra a popularidade de sua usabilidade e frequência de retorno.
Usabilidade e alto nível de downloads mostra o Neon como uma fintech forte — Foto: Helito Beggiora/TechTudo 17. Banco DM - Score 73,7
O Banco DM é uma instituição que anteriormente operava como DM Card e DM Financeira, e hoje está se consolidando como uma das maiores operadoras de cartões (private label) do país, visando facilitar o acesso ao crédito, especialmente para pessoas de baixa renda. A empresa está ampliando sua presença no digital e já registra avaliações de 4,8 estrelas e mais de 1 milhão de downloads.
O Banco Dm possui boas avaliações nas lojas de apps — Foto: Reprodução/Banco DM 18. Personnalité - Score 72,9
O Personnalité atrai pessoas que possuem um poder aquisitivo maior e que visam grandes investimentos, sua taxa de aprovação ultrapassa 4,8 estrelas nas lojas de aplicativos e mais de 1 milhão de downloads nas lojas oficiais do Android e iOS.
O Itaú Personalité se concentra em investimentos de alto padrão — Foto: Reprodução/Itaú 19. Banco BV - Score 72,3
O Banco BV é um dos maiores bancos privados do Brasil, ele é o antigo Votorantim e se tornou BV através da fusão do Banco do Brasil com o banco Votorantim. A instituição foca em serviços de investimento e financiamento de veículos. Sua proposta digital também é consolidada e apesar de estar entre as últimas posições, sua taxa de downloads passa os 10 milhões. Por outro lado, sua aprovação é de 4,3 estrelas, valor que mesmo alto é a menor avaliação dos usuários nas lojas de aplicativos do ranking.
Mesmo nas últimas posições, o app mantém uso relevante — Foto: Divulgação/Banco BV O banQi é uma instituição financeira ligada diretamente a varejista Casas Bahia. Ela proporciona integração com os serviços da empresa, acesso a cartão pré-pago internacional, atendimento físico e virtual, além de serviços financeiros gratuitos. Sua avaliação nas lojas de aplicativos é 4,4 com mais de 10 milhões de downloads.
A interação com a varejista fortalece a popularidade do banQi — Foto: Reprodução/TechTudo Atualmente, os bancos digitais no Brasil operam sob regulação e supervisão do Banco Central, e apesar de usarem tecnologias como criptografia, autenticação biométrica e monitoramento antifraude, é importante destacar que não é recomendado compartilhar senhas, inclusive as do seu smartphone, pois estes códigos podem ser usados para acessar aplicativos bancários. Já o suporte ao usuário é geralmente oferecido via chat, telefone e canais internos no aplicativo.
Fique de olho nos seguintes cuidados ao usar bancos digitais:
- Proteja seu celular ativando autenticação em dois fatores;
- Evite redes de Wi-Fi público;
- Mantenha o aplicativo sempre atualizado;
- Desconfie de mensagens fora do app;
- Verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central.
Com informações de RankMyApp
🎥Veja também: 'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar
'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 horas atrás
1


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/U/C/7hBIuATlCxYNIGUBlnFA/pexels-tima-miroshnichenko-7047242.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/o/Z/aVZJF3S1Sya9AxBiMGWQ/fernandopodolski-31-.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro