2 horas atrás 3

Fiz 4 ajustes no ChatGPT para proteger meus dados; e você também deveria

O ChatGPT é a IA generativa mais popular do planeta. Com 800 milhões de perfis ativos globalmente e pouco mais de 340 milhões só no Brasil, a OpenAI processa e acumula toneladas de dados dos usuários para treinamento da inteligência artificial. No entanto, se você quer proteger seus dados, é possível configurar o aplicativo para impedir a coleta de informações geradas a partir das interações com o chatbot. Nas próximas linhas, confira quatro ajustes no app do ChatGPT que ajudam a proteger seus dados.

Usa ChatGPT? 4 ajustes no app que ajudam a proteger seus dados — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Usa ChatGPT? 4 ajustes no app que ajudam a proteger seus dados — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

1. Ative a autenticação multifatorial

A autenticação multifatorial (MFA) adiciona uma segunda camada de verificação além da senha — normalmente um código temporário gerado no celular ou app autenticador. Mesmo que alguém descubra sua senha, não conseguirá entrar na conta sem esse segundo fator. Isso reduz de forma significativa o risco de acesso não autorizado e exposição de conversas, histórico e preferências salvas.

Passo 1. Na tela inicial do app, toque no ícone do menu no canto superior esquerdo. Em seguida, clique no seu nome de usuário.

 Reprodução/Diego Cataldo Acesse as configurações do ChatGPT — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Passo 2. Role a tela até encontrar a seção "Segurança". Ative a opção "Autenticação multifatorial".

 Reprodução/Diego Cataldo Ative a opção Autenticação multifatorial — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

2. Controle o uso das suas conversas pela IA

As configurações de uso de conversas permitem definir se seus chats podem ou não ser utilizados para treinamento e melhoria de modelos. Ao desativar esse uso, o conteúdo passa a ficar restrito à finalidade operacional do serviço. Na prática, isso reduz a circulação interna dos dados e limita o reaproveitamento do texto em processos de aprendizado de modelo.

Passo 1. Ainda nas "Configurações" do app, toque em "Controle de Dados".

Passo 2. Desabilite a opção "Melhorar o modelo para todo mundo". Automaticamente, a opção "Incluir suas gravações de áudio" também será desabilitada.

Passo 3. Você também pode limpar todo o histórico de chats com o ChatGPT.

 Reprodução/Diego Cataldo Controle o uso das conversas pela IA — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

3. Configure o app para limitar o uso das suas conversas e preferências

Os controles de privacidade do aplicativo permitem ajustar retenção de histórico, personalização e memória de preferências. Ao limitar esses recursos, você diminui a quantidade de dados persistentes associados à conta. Menos retenção significa menor superfície de exposição em caso de acesso indevido e menor acúmulo de informações sensíveis ao longo do tempo.

Passo 1. No menu de "Configurações", clique em "Personalização" na seção "Meu ChatGPT".

Passo 2. Em seguida, role a tela até a opção "Memórias" e desabilite a opção "Referenciar memórias salvas". Automaticamente, a opção "Referenciar histórico de chats" também será desabilitada.

Passo 3. Em "Gerenciar memórias", você pode excluir todas as informações que o ChatGPT tem armazenadas sobre você.

 Reprodução/Diego Cataldo Limite o uso das interações para treinamento da IA — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Chats temporários não ficam salvos no histórico da conta após o encerramento da sessão. Eles são projetados para interações pontuais, sem criação de memória contínua. Isso é útil quando o conteúdo é sensível ou circunstancial, pois evita armazenamento prolongado e reduz a possibilidade de reutilização futura dentro da própria conta.

Passo 1. Na tela inicial do app, toque no ícone do chat temporário no canto superior direito.

Passo 2. A conversa neste chat não aparecerá no histórico e o conteúdo não será utilizado para treinar a IA.

 Reprodução/Diego Cataldo Chat temporário não armazena as interações — Foto: Reprodução/Diego Cataldo
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro