© Reuters. Foco de Lula na semana é cuidar do Amazonas e do Sul, diz Padilha
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu as ações do governo federal diante da seca no Amazonas e das enchentes no sul do Brasil em reunião com seus principais ministros nesta 2ª feira (16.out.2023). De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esse é o principal foco do presidente nesta semana, além do resgate de brasileiros no Oriente Médio.
“Lula está focado nesse momento naquilo que devemos estar focados: Cuidar da situação do Amazonas, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e das situações de tragédias que estão acometendo esses Estados. Continuar mobilizando a presença de ministros do governo lá e continuar orientando o [vice-presidente Geraldo] Alckmin a coordenar ações”, disse a jornalistas depois da reunião.
Padilha afirmou ainda que estão sendo programadas reuniões na próxima 3ª, 4ª e 5ª com bancadas dos Estados afetados e “eventualmente” com o governo estadual, e que o Ministério da Integração já está monitorando a situação do Paraná e do interior de São Paulo.
“Lula tem tido uma preocupação especial ao longo desse período no acompanhamento. [Está] trabalhando diariamente no acompanhamento e monitoramento das ações”, disse.
Leia mais:
- Temporais no Sul e seca no Norte; entenda efeitos do El Niño;
- Seca histórica no Norte tende a se agravar nas próximas semanas;
- Mais da metade das cidades de SC estão em situação de emergência.
Segundo Padilha, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, está no Amazonas e vai anunciar “importantes investimentos de socorro e de apoio às ações na área da saúde”. Lula também teria pedido ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) que continuasse em contato direto com o governo do Estado.
O ministro também afirmou que o ministério de Relações Institucionais estará em Santa Catarina no próximo sábado (21.out) para monitorar as ações de apoio do governo federal à região atingida por fortes chuvas.
Na reunião desta 2ª feira em que se discutiu o tema, Lula participou por videoconferência. Ele ainda está recluso no Palácio da Alvorada para se recuperar de duas cirurgias realizadas em 29 de setembro, uma no quadril e outra nas pálpebras.
Participaram do encontro:
- Geraldo Alckmin – vice-presidente da República,
- Rui Costa – ministro da Casa Civil;
- José Múcio – ministro da Defesa;
- Mauro Vieira – ministro das Relações Exteriores;
- Fernando Haddad – ministro da Fazenda;
- Márcio Macêdo – ministro da Secretaria-Geral;
- Alexandre Padilha – ministro da Secretaria de Relações Institucionais;
- Paulo Pimenta – ministro da Secom;
- Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) – senador e líder do Governo no Congresso;
- Jaques Wagner (PT-BA) – líder do Governo no Senado;
- José Guimarães (PT-CE) – líder do Governo na Câmara;
- Celso Amorim – assessor especial para assuntos internacionais;
- Marco Aurélio Marcola – chefe de gabinete
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro