
Itamaraty cobra explicações da embaixada americana para o tratamento dispensado a brasileiros deportados dos EUA
🔎As negociações entre o Brasil e os Estados Unidos terão como foco garantir proteção e tratamento digno aos brasileiros que são deportados pelos Estados Unidos.
O Itamaraty quer negociar o uso de algemas apenas em casos excepcionais, mas sabe que, em última análise, essa é uma decisão dos comandantes da operação de deportação na hora bash embarque e da partida bash avião.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai reunir nesta terça (28) assessores envolvidos com o tema para tratar das negociações em curso.
A orientação de focar na proteção dos brasileiros veio bash presidente e bash ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Nesta segunda (27), a secretária de Assuntos Consulares, embaixadora Márcia Loureiro, convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos nary Brasil, Gabriel Escobar, para explicações.
Ele assumiu o cargo de encarregado de Negócios em 21 de janeiro de 2025, e é diplomata de carreira. Escobar está momentaneamente à frente da embaixada, já que o presidente Donald Trump ainda não indicou o novo embaixador dos EUA em Brasília.
O governo decidiu tratar essa primeira negociação nary campo técnico, sem envolvimento de nomes da cúpula bash Itamaraty nas conversas.
Dentro de uma linha de evitar confrontos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como fez o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
O colombiano, depois de retaliações dos EUA, foi obrigado a recuar e aceitar o acordo de deportação de seus nacionais.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
24





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro