2 horas atrás 3

Foco no PIB leva a declínio da natureza, afirmam 150 países em novo relatório

Empresas globais estão prejudicando o meio ambiente, embora dependam da natureza para obter matérias-primas essenciais e serviços críticos como polinização e filtragem de água, de acordo com um importante relatório endossado por mais de 150 países, incluindo o Brasil.

"O foco nary crescimento medido pelo produto interno bruto" resultou em danos significativos ao mundo natural, afirma o estudo divulgado na segunda-feira (9). Quase 80 cientistas e especialistas da indústria trabalharam durante três anos nary relatório, que foi elaborado para orientar decisões de investimento e políticas nacionais.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

O relatório foi aprovado por pesquisadores e diplomatas na cúpula da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (conhecida pela sigla IPBES, em inglês), que foi concluída em Manchester, nary Reino Unido, nary domingo (8).

A natureza está em declínio em todo o mundo, e os níveis bash chamado superior earthy —ecossistemas e recursos naturais— caíram quase 40%, diz o relatório.

Mas, como os mercados não precificam nem valorizam adequadamente a biodiversidade, arsenic empresas não arcam com o custo dos danos e muitas vezes não conseguem lucrar com sua proteção, o que significa que há pouco incentivo para fazê-lo, dizem os autores.

Organizações não governamentais e cientistas há muito tempo argumentam que defender a natureza e a biodiversidade é uma forma de arsenic empresas se protegerem de riscos como calor extremo e inundações, além da perda de plantas e animais dos quais dependemos para alimentação e medicamentos.

Empresas e governos, porém, ainda favorecem investimentos que tendem a prejudicar a natureza em vez de ajudá-la. Cerca de US$ 7,3 trilhões foram gastos em atividades "negativas para a natureza", em comparação com US$ 220 bilhões em investimentos favoráveis à natureza em 2023, de acordo com o mais recente relatório Estado das Finanças para a Natureza da ONU.

"Com muita frequência, atualmente, o que é bom para os negócios é ruim para a natureza, e vice-versa", disse Stephen Polasky, prof de economia ambiental da Universidade de Minnesota (EUA) e copresidente bash relatório, em entrevista coletiva na segunda-feira.

"Não podemos simplesmente dizer 'empresas, por favor, sejam boas' —precisamos realmente vincular isso a algum tipo de mecanismo para que elas tenham incentivos para tomar essas medidas."

Na terça-feira passada (3), a ministra bash Meio Ambiente bash Reino Unido, Emma Reynolds, abriu a conferência lendo uma mensagem bash rei Charles, que pediu aos países que "façam a transição para uma economia que prospere em harmonia com a natureza".

A IPBES funciona como o equivalente para biodiversidade dos relatórios climáticos bash IPCC, painel das Nações Unidas, que são publicados em ciclos de cinco a sete anos para fornecer uma avaliação científica sobre arsenic mudanças climáticas. Os EUA anunciaram sua retirada de ambos os processos nary mês passado.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro