4 dias atrás 7

Fonseca bate Cerundolo e é brasileiro mais jovem a ganhar título de ATP

O Brasil tem um novo tenista campeão em torneios da ATP: João Fonseca. A joia brasileira venceu Francisco Cerundolo, da Argentina, por 2 sets a 0 (6-4 e 7-6), neste domingo (16), e garantiu o título do ATP 250 de Buenos Aires.

João Fonseca mostrou maturidade e fez um jogo de paciência contra Cerundolo. O brasileiro disputou pontos longos e conseguiu quebras importantes no começo de cada set. Pressionado pela torcida rival na quadra Guillermo Villas, perdeu dois games em que sacou para o título, mas foi arrasador no tie-break e confirmou a vitória.

O título em Buenos Aires é o primeiro de João Fonseca nos principais torneios da ATP. Ele havia conquistado o ATP Next Gen Finals, no ano passado, torneio que reuniu os oito melhores tenistas abaixo dos 20 anos em 2024.

A vitória na final garantiu uma premiação de 100 mil dólares (R$ 572,7 mil) a João Fonseca.

João Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um torneio da ATP. Ele conseguiu o feito com 18 anos, um a menos que Thiago Wild, que conquistou o ATP de Santiago aos 19, em 2020.

João garantiu um salto no ranking. Com o desempenho em Buenos Aires, o brasileiro ultrapassou Thiago Wild e se tornou o brasileiro melhor colocado. Ele é o 74°, mas subirá ainda mais com o título.

O brasileiro volta às quadras na próxima terça-feira (18). Ele enfrentará o francês Alexandre Müller na primeira fase do Rio Open.

COMO FOI O JOGO

O primeiro set foi de paciência: melhor para João Fonseca. O brasileiro começou a partida quebrando o saque de Cerundolo, mas viu o argentino responder também com uma quebra em seguida. Os games seguintes foram de pontos longos. Tudo mudou quando a joia brasileira quebrou serviço do rival e abriu 5 a 3. Cerundolo chegou a encurtar, mas o brasileiro confirmou seu saque no final e conquistou o set.

O segundo set foi de bastante nervosismo. A parcial começou com cada tenista confirmando seu game de set, até que, no quinto game, Cerundolo teve o saque, mas mandou duas bolas para fora quando tinha quadra aberta, e viu João Fonseca conseguir a quebra. Em vantagem, a joia brasileira confirmou o serviço seguinte e ficou em boa situação. João chegou a sacar para a vitória duas vezes, mas sentiu a pressão adversária e viu o rival conseguir quebras, levando o set para o tie-break. No game decisivo, foi arrasador, começou abrindo vantagem e garantiu o título.

CAMINHO ATÉ O TÍTULO

João Fonseca foi o carrasco dos argentinos no ATP 250 de Buenos Aires. Ao longo da campanha de cinco jogos, ele derrubou quatro atletas da casa.

A caminhada começou com vitória por 2 sets a 0 sobre Tomás Etcheverry (ARG). Depois, João encarou jogos mais complicados contra Federico Coria (ARG) e Mariano Navone (ARG). Ele venceu ambos por 2 sets a 1, de virada.

A semifinal teve um adversário diferente. João Fonseca venceu o sérvio Laslo Djere por 2 sets a 1, em jogo com tie-breaks em dois dos três sets, e se garantiu na decisão contra Francisco Cerundolo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro