11 meses atrás 22

Forno não é armário! 10 coisas que você NUNCA deve colocar lá

Foto: Reprodução/Amazon

Forno não é armário! 10 coisas que você NUNCA deve colocar lá

Foto: Reprodução/Freepik

Forno não é lugar para guardar tudo o que você encontra pela cozinha! Para evitar prejuízos e acidentes, veja 10 itens que nunca devem ser armazenados no seu aparelho.

Foto: Divulgação/Pexels (RDNE Stock project)

1. Panela com óleo velho

Guardar panela com óleo usado no forno é perigoso, pois o óleo pode liberar vapores inflamáveis e vazar, danificando o aparelho. Além disso, resíduos gordurosos podem carbonizar e liberar fumaça tóxica.

Foto: Divulgação/Freepik

2. Vasilhas de plástico

O plástico derrete e libera substâncias tóxicas quando exposto ao calor, podendo contaminar alimentos e danificar o forno. Além disso, pode causar incêndios e problemas de segurança.

Foto: Divulgação/Freepik

3. Vidro não refratário

Vidro não refratário pode quebrar ou estilhaçar quando exposto a calor intenso, representando risco de acidentes. Por isso, sempre use vidro refratário, projetado para resistir ao calor do forno.

Foto: Reprodução/Freepik

4. Papel alumínio

O uso do papel alumínio no forno requer atenção, pois, se mal posicionado, pode bloquear o fluxo de ar, gerar superaquecimento e até causar incêndios. Logo, evite contato com resistências ou chamas para prevenir danos e riscos à segurança.

Foto: Reprodução/Freepik

5. Caixas de isopor

Não coloque caixas de isopor no forno, pois elas derretem com o calor, liberando substâncias tóxicas e podendo causar incêndios. Use sempre recipientes adequados para altas temperaturas, como cerâmica ou metal.

Foto: Divulgação/Pexels (Rajesh TP)

6. Itens de madeira

Itens de madeira não devem ser colocados no forno, pois são inflamáveis e podem causar incêndios, além de liberar fragmentos nos alimentos. Prefira utensílios de vidro refratário, cerâmica ou metal para evitar riscos e danos ao forno.

Foto: Reprodução/Freepik

7. Papelão

O papelão é inflamável e não deve ser colocado no forno, pois queima rapidamente, liberando fumaça e aumentando o risco de incêndio. Além disso, pode danificar componentes internos do forno.

Foto: Divulgação/Unsplash (Zaid Hussain Sayed)

8. Restos de comida

Deixar restos de comida no forno pode causar riscos como intoxicação alimentar, mau cheiro, odores desagradáveis e até incêndios. É importante limpar os resíduos imediatamente e evitar usar o forno para guardar sobras.

Foto: Reprodução/Freepik

9. Produtos de limpeza

Armazenar produtos de limpeza no forno é perigoso, pois pode liberar gases tóxicos, causar incêndios e danificar o aparelho. Além disso, pode contaminar os alimentos e deixar odores indesejáveis.

Foto: Reprodução/Unsplash

10. Panelas, frigideiras e formas

Guardar panelas no forno pode causar quedas, queimaduras e afetar o funcionamento do aparelho. Use alternativas como ganchos ou organizadores para economizar espaço.

Foto: Reprodução/Freepik

Confira também: Como limpar Fogão? Saiba lavar vidro, bocas, grades e forno

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro