2 horas atrás 2

França aposta em 'mina de ouro branco' para impulsionar setor automotivo

Este mês, o governo francês anunciou sua intenção de apoiar o projeto de produção de hidróxido de lítio. Foi destinado um incentivo inicial de 50 milhões de euros (R$ 306 milhões na cotação atual) para a Imerys, multinacional francesa especializada na produção e processamento de minerais industriais, para finalizar o estudo de viabilidade do projeto, previsto para o início de 2027.

A presença de lítio no local é conhecida desde a década de 1960, embora o caulim continue sendo o principal mineral extraído da mina. Em 2005, a Imerys, que será responsável pelo desenvolvimento do depósito e pela extração da matéria-prima, assumiu o controle do local.

Estudos mais recentes, feitos a partir de 2015, confirmaram concentrações e quantidades economicamente atraentes de lítio. Já em outubro de 2022, a Imerys lançou oficialmente o projeto chamado EMILI, com perfurações, estudos de viabilidade e mina subterrânea planejada para concretizar a extração do lítio, o que agora será potencializado pelo auxílio do governo.

A entrada do Estado no capital do EMILI constitui um reconhecimento do potencial industrial e estratégico do nosso projeto. Essa parceria nos dá os meios para concretizar nossas ambições para 2026 e reforça nosso compromisso de nos tornarmos um ator chave da transição energética francesa e europeia.
Alessandro Dazza, diretor-geral da Imerys

Bateria para 700 mil veículos elétricos por ano

A meta é produzir cerca de 34 mil toneladas de hidróxido de lítio por ano. A quantidade é suficiente para fabricar baterias para cerca de 700 mil veículos elétricos anualmente, o que atenderia à crescente demanda de montadoras e fabricantes de baterias locais, produzindo lítio local, responsável e com menor emissão de carbono.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro