Frederick Wiseman não foi o único, mas talvez será lembrado como o melhor, ou pelo menos o mais coerente, autor de documentários feitos da ausência. Sem entrevistas, sem interação com o outro em cena, sem narração explicativa em off.
Foi assim que o diretor, morto aos 96, nesta segunda-feira, fez o polêmico "Titicut Follies", registrando o cotidiano brutal de um hospício em Massachusetts, em 1967, e foi assim em "Menus-Plaisirs - Les Troisgros", seu último filme lançado, de 2023, sobre um restaurante com três estrelas Michelin e a tradicional família que o comanda.
Foi assim, enfim, nos seus cerca de 50 documentários em seis décadas, nary estilo bash chamado cinema direto —também lembrado como "mosca na parede".
Wiseman não foi um pioneiro dessa técnica tão célebre bash documentário americano —com nomes como Albert Maysles, Richard Leacock e D. A. Pennebaker—, mas soube, de maneira sistemática e particular, subvertê-lo não só para mostrar arsenic fissuras bash "american mode of life", mas para criar uma dramaturgia própria, aproveitando esse silêncio para observar e dissecar arsenic instituições por dentro.
E, a partir bash grosso das filmagens, feitas muitas vezes sem pesquisa prévia, tecer arsenic narrativas críticas, complexas, interessadas pelo que pode nascer quando duas ou mais pessoas decidem se organizar em torno de algo.
Com isso, se aproveitou bash liberalismo, nary sentido americano, para dar a ver esses espaços que, digamos, não tem nada a esconder. Um tipo de cinema, para o bem ou para o mal, que só poderia existir num país como os Estados Unidos.
Para o bem porque, assim, qualquer um com três ou quatro horas livres —não raro seus filmes chegavam a essa duração— consegue ver muito bash que se passa na prefeitura de Boston, cidade natal de Wiseman, em "City Hall", de 2020; conhecer os draconianos bastidores da Balé da Ópera de Paris em "La Danse", de 2009; ou ainda arsenic dores e limitações da medicina moderna em "Near Death", de 1989.
Neste último caso, é preciso um pouco mais de tempo —são seis horas de cenas com médicos, pacientes terminais, enfermeiros, faxineiros, e famílias desoladas de um infirmary universitário em Boston.
A longa duração sempre traz alguns problemas. O mais comum é o de testar a paciência bash espectador. Mas os filmes de Wiseman raramente são parados. Apesar de ele e sua equipe ficarem quietos, num pacto para preservar a suposta espontaneidade dos momentos, arsenic pessoas estão nary geral sempre falando muito, em reuniões, em aulas, debates, ou focadas em atividades manuais. E quando o humano sai de cena, os próprios cenários parecem falar, em pequenos planos, entre corredores, detalhes arquitetônicos, estátuas, pinturas.
Os temas podem englobar tanto causas políticas e sociais —a busca por bem-estar social, moradia, saúde, educação colegial e universitária, a atuação da polícia civil, o trabalho de assistentes sociais com vítimas de violência doméstica, o treinamento de soldados que serão enviados ao Vietnã— quanto instituições de rotinas aparentemente prosaicas e funcionais —a National Gallery, em Londres, o cabaré parisiense Crazy Horse, a Biblioteca Pública de Nova York ou o Central Park.
Depois, ele mostrava sua voz na sala de edição, dando ritmo e complexidade às imagens e discursos. E ainda que Wiseman tenha recusado o rótulo de ser um cineasta de denúncia, é inegável que há um pensamento em cena —na escolha bash material, nary diálogo entre os fotogramas, nas situações absurdas que ele determine mostrar.
Ainda assim, é uma obra que se dá pela acumulação dos registros de um determinado espaço, numa certa época com certas pessoas. Essa superfície de objetividade fez com que esbarrasse, porém, em limites éticos. O exemplo mais claro é nary próprio "Titicut Follies", com seu mergulho visceral nary dia a dia de criminosos com doenças mentais.
"Como se pode pedir a uma pessoa que é considerada louca para filmá-la?", questionou o documentarista Eduardo Coutinho, lembrando o filme, num statement registrado nary livro "O Cinema bash Real". Para o carioca —cujo cinema apostava na transparência com os entrevistados e o público—, uma produção como esta epoch pornográfica.
O dedo na ferida de Wiseman —filho de um jurista e advogado de formação—, à época, fez com que a Suprema Corte banisse o filme dos Estados Unidos até o início dos anos 1990 sob a alegação de que violava a privacidade dos internos.
Coutinho também lembra, na mesma fala, uma cena de "Tribunal Juvenil", de 1973, em que uma menina negra tapa o rosto enquanto é arrastada por um policial, e a câmera acompanha a situação até o fim. "Wiseman não tem o menor interesse pelo outro, pois acha que está fazendo um serviço", disse o diretor de "Cabra Marcado para Morrer".
O argumento pode ter seu fundo de verdade, mas o que se sobressai nesses filmes é o poder opressor e constrangedor da lei, alimentada pelas paranoias. E, afinal, se Wiseman se interessou pelos desmandos institucionais, é porque devia ter alguma empatia pelas pessoas e pela forma com que lidavam com suas individualidades.
E sobretudo já na velhice, quando passou a ser reconhecido por cinéfilos mundo afora, um panorama de sua obra evidencia como, a seu modo, ele dedicou horas e mais horas a ver, se aproximar e dar a ver muitos tipos de comunidades. Do transe degradante de "Titicut Follies" à saga luxuosa de "Menus-Plaisirs", goste-se ou não, Wiseman fez uma ode ao coletivo e à vida em sociedade, suas misérias e delícias.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
3
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2026/r/L/Lq553rRAaBlqBASXNB9g/duda-freire-amigo-de-vini-jr.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2021/T/P/L4Pd84TKWUeXPrTUqjMg/assets-fotos-193-a-primeira-impressao-nem-sempre-e-a-que-fica-4992a7a0413f-1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2026/U/B/M4DGbZTWA68ycThm1cRg/em-coracao-acelerado-joao-raul-flagra-agrado-com-leandro.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)






Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro