2 horas atrás 4

Fundos imobiliários que cresceram mais de 50% em 2025: veja lista e como conseguiram

Fundos imobiliários mobilizam estratégias para crescer

Diante da dificuldade de atrair "dinheiro novo" em espécie ao mercado, a entrega da propriedade direta dos imóveis em troca de novas cotas movimentou boa parte das emissões realizadas ao longo do ano pelos chamados "FIIs de tijolo". Da lista acima, o SNEL11 foi um a usar essa estratégia.

O fundo da Suno Asset foi criado para desenvolvimento de usinas fotovoltaicas, mas optou pela aquisição de ativos prontos a partir da terceira emissão de cotas, encerrada no primeiro semestre deste ano. Algumas das negociações envolveram a entrega das cotas, o que fez dos antigos proprietários investidores do fundo imobiliário.

A medida também foi usada por TRXF11, GGRC11 e GARE11 para seu crescimento ao longo de 2025. Todos eles ampliaram seu portfólio de ativos por meio de emissão, nas quais juntaram pagamentos em dinheiro com a entrega de cotas novas que já estão em negociação no mercado secundário.

No caso do GGRC11, o FII ampliou a base de cotistas para mais de 200 mil investidores e chegou a 37 propriedades. E mantém projeções otimistas para 2026. "A possível queda dos juros, aliada a um ambiente macro mais estável, deve favorecer tanto a renda quanto a valorização das cotas", afirma o CEO da Zagros Capital, Pedro van den Berg.

Unificação de FIIs: menos custos, melhores oportunidades

No caso da fusão de fundos, uma possibilidade foi usar FIIs menores, mas de regulamento mais moderno e adequado para lidar com o atual cenário do mercado, para incorporar os ativos de um fundo maior, porém de regulamento mais engessado. É o caso do RBRX11, FII multiestratégia que cresceu ao receber o portfólio do RBRF11, um FOF que detinha mais recursos, mas praticamente só podia investir em cotas de outros FIIs.

Outras gestoras realizaram essa estratégia, como a Iridium, que prepara a liquidação do IRDM11 ? cujo patrimônio passou a pertencer ao IRIM11. A Suno Asset prepara ação semelhante para 2026, com a incorporação do SNFF11, um FOF, ao SNME11, um fundo multiestratégia.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro