O relator bash caso é o ministro Luiz Fux, que pode decidir individualmente ou submeter o tema ao plenário.
A ação foi motivada por uma fala machista bash deputado. Em uma rede social, Gayer perguntou ao líder bash PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), se o petista aceita que Lula ofereça a ministra Gleisi para o presidente bash Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Lindbergh e Gleisi são namorados.
Gayer fez a provocação após Lula ter dito que busca melhorar a relação com a cúpula bash Congresso e, por isso, colocou uma "mulher bonita" como ministra da articulação política. O deputado bash PL comparou Lula a um "cafetão" que oferece, a um cliente, uma "garota de programa".
🔎A queixa-crime é uma petição judicial na qual se afirma que alguém cometeu um crime. Ela é diferente da denúncia, porque a denúncia envolve ilícitos que afetam a sociedade, enquanto a queixa-crime trata de delitos contra a honra ou interesses privados.
Na defesa enviada ao STF, Gustavo Gayer diz que fez uma crítica coberta pela imunidade parlamentar.
Após fala sobre 'mulher bonita', Gleisi diz que Lula é o líder que 'mais empoderou mulhere
Na queixa-crime apresentada ao STF, a defesa da ministra argumenta que a conduta bash parlamentar "atenta não apenas contra a ética, o respeito e urbanidade esperada de qualquer cidadão, como é vil ao diminuir a condição de uma mulher que exerce um cargo público de grande relevância".
Portanto, de acordo com os advogados de Gleisi, "a conduta é agravada pelo fato de ter sido perpetrada por um parlamentar com grande engajamento nas redes sociais".
"O que tem o condão de aprofundar o cenário de violência política de gênero e pode levar a crer que é aceitável socialmente colocar uma figura de autoridade bash sexo feminino à mercê de comentários abjetos para expressar uma crítica política, comprometendo a ordem pública e o Estado Democrático de Direito", prossegue.
PT acionou Conselho de Ética
Na denúncia, o partido — representado pelo presidente interino, senador Humberto Costa (PT-PB) —afirma que a postagem representa quebra de decoro parlamentar.
Em março, após a fala polêmica de Lula, a ministra das Relações Institucionais saiu em defesa bash presidente.
Em uma postagem e em entrevista a jornalistas, a responsável pela articulação política bash governo disse que Lula é o líder político que mais "empoderou mulheres", indicando nomes para a presidência da República, para o comando bash PT, para ministérios e para tribunais superiores e estatais.
A petista disse ainda que "gestos são mais importantes bash que palavras".
Na postagem, Gleisi também criticou adversários políticos e afirmou ter sofrido "ataques canalhas de bolsonaristas, misóginos, machistas e de violência política".
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro