11 meses atrás 21

Gemini 2.0: Google lança novo modelo de IA com pesquisas mais aprofundadas

O Google lançou nesta quinta-feira (11) um novo modelo de inteligência artificial (IA), o Gemini 2.0. A companhia defende que a novidade vai permitir uma "nova era de agentes", ferramentas que permitem automatizar ainda mais tarefas com a IA generativa. Conforme o Google, o modelo experimental Gemini 2.0 Flash, uma versão mais leve, estará disponível para todos os usuários a partir de hoje. A empresa também está lançando no plano pago Gemini Advanced um novo recurso chamado Deep Research, que usa raciocínio avançado e recursos de contexto longo para atuar como um assistente de pesquisa, explorando tópicos complexos e relatórios. A seguir, confira mais detalhes sobre o lançamento.

 veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo

Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo

O novo modelo deve oferecer mudanças também na Pesquisa do Google. Com a atualização, a promessa é de que os recursos avançados de raciocínio do Gemini 2.0 serão integrados à AI Overviews, ou Visões Gerais de IA, sendo as repostas na busca geradas por inteligência artificial que ficam no topo da página do buscador. A ferramenta agora deve abordar tópicos mais complexos e perguntas de várias etapas, incluindo equações matemáticas avançadas, consultas multimodais e codificação. Os testes limitados começaram esta semana e o lançamento mais amplo será no início de 2025.

"Se Gemini 1.0 era sobre organizar e entender informações, Gemini 2.0 é sobre torná-las muito mais úteis. Mal posso esperar para ver o que essa próxima era trará", ressaltou o CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, em comunicado.

A geração de saídas multimodais e multilinguais significa que a tecnologia consegue compreender um comando em um formato, responder por outro e ainda traduzir tudo automaticamente para um idioma diferente. O novo modelo deve ser usado para criar agentes, ferramentas programadas para agir de forma automática a partir de algum comando prévio.

"Estamos explorando esse novo território com uma série de protótipos que ajudam as pessoas a realizar tarefas e alcançar objetivos. Entre eles, está a atualização do Projeto Astra, um protótipo de pesquisa que investiga as futuras capacidades de um assistente de IA universal; o novo Projeto Mariner, que explora o futuro da interação entre humanos e sistemas, começando pelo navegador; e o Jules, um agente de código baseado em IA projetado para auxiliar desenvolvedores", informou a empresa em comunicado.

Conforme o Google, o Gemini 2.0 Flash se baseia no 1.5 Flash, com desempenho aprimorado em tempos de resposta. O 2.0 Flash também supera o 1.5 Pro em benchmarks importantes, como geração de código, produção de imagens e vídeos e tem o dobro da velocidade na hora de responder um prompt. A empresa destaca ainda que o 2.0 Flash oferece suporte a saídas multimodais como imagens geradas nativamente misturadas com texto e áudio multilíngue de texto para fala.

Por enquanto, o Gemini 2.0 Flash está disponível como um modelo experimental para desenvolvedores por meio da API Gemini no Googla nova versão, devem AI Studio e Vertex AI. A entrada multimodal e saída de texto estarão disponíveis para todos os desenvolvedores, e a geração de texto para fala e imagem será liberada para parceiros de acesso antecipado. A disponibilidade geral deve ocorrer em janeiro, com mais versões do modelo. A versão para o aplicativo deve chegar em breve. Por enquanto, usuários que quiserem testar o 2.0, devem selecionar a opção no menu suspenso na página inicial da versão para web e dektop.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro