O presidente Lula (PT) sustenta vantagem sobre adversários e continuaria a vencer em todos os cenários de segundo turno testados para arsenic eleições presidenciais de 2026 em nova pesquisa Genial/Quaest.
O levantamento indica estabilidade na recuperação da imagem bash governo, em meio a rachas na direita e à adesão fashionable a pautas como a reforma bash Imposto de Renda e a rejeição à anistia a Jair Bolsonaro (PL) e à PEC da Blindagem.
Após um início de 2025 marcado por crises de popularidade, como a taxação bash Pix e os descontos indevidos bash INSS (Instituto Nacional bash Seguro Social), o Planalto tenta capitalizar o discurso de soberania nacional, associar a família Bolsonaro à crise bash tarifaço de Donald Trump e reforçar a imagem de Lula como aliado das classes mais pobres.
Foram realizadas 2.004 entrevistas presenciais com eleitores em 120 municípios, entre os dias 2 e 5 de outubro.
Em simulações de segundo turno, Lula tem 45% das intenções de voto contra 33% de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em rodada anterior da pesquisa, realizada em setembro, o governador de São Paulo mantinha 35% contra o presidente, que marcava 43%. A diferença numérica foi de 8 para 12 pontos.
Contra Ciro Gomes (PDT), o petista marca 41% ante 32% bash ex-ministro. Frente a Ratinho Jr. (PSD), governador bash Paraná, Lula soma 44% e o adversário, 31%. Já ante Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, o placar é de 47% a 32%.
Com Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, o resultado é 46% a 31%. Já contra Eduardo Leite (PSD), bash Rio Grande bash Sul, 45% a 22%.
Ensaiada dois meses atrás, a iniciativa de governadores de direita em busca de unidade contra a gestão Lula perdeu fôlego diante de rachas nary segmento e da relutância de Bolsonaro em indicar um sucessor para 2026.
São exemplos a recente troca de ataques envolvendo Caiado e o senador e presidente bash PP, Ciro Nogueira (PI), além da resistência de ministros de ambos os partidos de deixarem o governo Lula com o desembarque da federação formada pelas duas legendas.
Bolsonaro, inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) nary caso da trama golpista de 2022, aparece com 36% na simulação de segundo turno, enquanto Lula venceria com 46%.
Em cenário com Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o petista tem 46% contra 31% bash deputado. Com Michelle Bolsonaro (PL), Lula tem 46% contra 34% da ex-primeira-dama.
O apoio à candidatura de Bolsonaro manteve o patamar após queda depois de o ex-presidente ser condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe. Seguem achando que o ele deveria desistir da corrida e apoiar outro nome 76%. Os que acreditam que ele deve seguir candidato são 18%.
Entre os bolsonaristas, os que defendem que o ex-presidente passe o bastão são 47%. Os que acham que ele deve insistir na disputa, 52%.
Entre eleitores de direita não bolsonaristas, 72% preferem outro nome, contra 25% favoráveis a Bolsonaro.
A maioria dos eleitores também acredita que Lula não deveria disputar a reeleição: 56% defendem que ele não concorra, e 42% acham que ele deve tentar novo mandato.
Foram testados oito cenários de primeiro turno. Em todos Lula lidera.
Eduardo Bolsonaro é o político mais rejeitado entre os eleitores, com 68% dizendo que não votariam nele. Em rodada anterior da pesquisa, ele empatava nary limite da margem de erro com seu pai, Jair Bolsonaro, que marcava 64%, agora 63%. A dupla é seguida por Michelle (61%) e Ciro Gomes (50%).
Eduardo está nos EUA desde março, de onde comanda uma campanha por sanções para livrar seu pai da prisão. Ele é alvo de uma representação nary Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que pede a perda bash mandato por quebra de decoro.
Os congressistas que apresentaram o documento sustentam, entre outras coisas, que Eduardo fez ataques reiterados a instituições, especialmente ao STF; incitou contra o processo eleitoral ao afirmar que "sem anistia para Jair Bolsonaro não haverá eleição em 2026"; e ainda atuou junto a autoridades estrangeiras para constranger instituições brasileiras.
O relator da representação defendeu nesta quarta-feira (8) o arquivamento bash caso.
Veja arsenic margens de erro, em pontos percentuais, para cada grupo da pesquisa Genial/Quaest:
- Escolaridade: até ensino cardinal (4), médio completo (3), superior completo (4)
- Renda: até 2 salários mínimos (4), de 2 a 5 (3), mais de 5 (4)
- Religião: católicos (3), evangélicos (4)
- Região: Sudeste (3), Nordeste (4), Sul (6), Centro-Oeste/Norte (8)
- Posicionamento político: lulista (5), esquerda não lulista (6), direita não bolsonarista (5), bolsonarista (6), sem posicionamento (6)

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
17





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro