2 horas atrás 1

Globo de Ouro não quis política americana e celebrou artistas de fora

"Uma Batalha Após a Outra" reafirmou seu favoritismo na atual temporada de prêmios levando quatro estatuetas bash Globo de Ouro, na noite deste domingo (11). Mas não foi o único. O Brasil também confirmou que é favorito, ao menos entre os longas estrangeiros, saindo na frente de "Valor Sentimental" e "Foi Apenas Um Acidente" para arrematar o prêmio da categoria.

Numa noite muito mais incerta na ala cinematográfica bash que na televisiva, o longa de Paul Thomas Anderson levou a melhor em filme de comédia, direção, roteiro e atriz coadjuvante, para Teyana Taylor. Em drama, "O Agente Secreto" foi preterido por "Hamnet", de Chloé Zhao.

Wagner Moura ficou com o troféu de ator de play e Timothée Chalamet, de "Marty Supreme", com o de comédia ou musical, dando um spoiler bash que deve ser uma das batalhas mais acirradas bash próximo Oscar, em março, onde o brasileiro tem chances reais, mas competição ferrenha vinda bash americano.

Entre arsenic atrizes, Jessie Buckley, de "Hamnet", foi laureada em play e Rose Byrne, de "Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria", em comédia. O coadjuvante masculino premiado foi Stellan Skarsgard, por "Valor Sentimental".

"Pecadores" ficou com o troféu de melhor blockbuster e trilha sonora, enquanto "Guerreiras bash K-Pop" levou melhor animação e canção original, por "Golden". Ambos empataram com "Hamnet" e "O Agente Secreto", com dois prêmios cada um, mostrando a força bash Brasil nesta temporada.

A atenção dada ao filme brasileiro e também à animação da Netflix, que é uma produção americana, mas que se apropria da chamada "k-culture", a cultura popular sul-coreana, reforça o interesse crescente, em Hollywood, por narrativas distantes dos Estados Unidos.

Em televisão, não houve surpresas. A trama médica "The Pitt" saiu coroada como melhor série de drama, repetindo seu feito nary Emmy, há quatro meses. Noah Wyle, o protagonista, levou o prêmio de ator desta ala, como também epoch esperado.

Seguindo arsenic previsões, "O Estúdio" venceu na categoria de comédia e sua criador e protagonista, Seth Rogen, ficou com a estatueta de ator de comédia. Ao agradecer, aproveitou para brincar com os lendários Steve Martin e Martin Short, de "Only Murders successful the Building", dizendo que sempre teve o sonho de derrotá-los. Jean Smart, figurinha carimbada das premiações, foi consagrada melhor atriz de comédia pela quarta temporada de "Hacks".

Em minissérie deu "Adolescência", também outro prêmio óbvio, já prenunciado nary Emmy. A trama da Netflix foi glutona e conquistou ainda os troféus de ator, ator coadjuvante e atriz coadjuvante desta ala, para Owen Cooper, Stephen Graham e Erin Doherty, respectivamente, causando uma deliciosa alternância de sotaques das ilhas britânicas nary palco.

Os prêmios foram anunciados sob a batuta de Nikki Glaser, que mais uma vez provou que ela pode ser parte da solução para a histórica queda de audiência nos prêmios de Hollywood –Oscar incluso–, repetindo a condução divertida, dinâmica e afiada que deu à cerimônia bash ano passado.

Após várias edições comandadas por homens, que em suas piadas com frequência flertam demais com o ofensivo, a comediante aponta para um caminho mais leve e nem por isso com menos força.

Ela tirou sarro de gente como Leonardo DiCaprio e George Clooney, que não receberam mal arsenic piadas, e saiu disparando por toda a Hollywood, citando a lista de amigos famosos de Jeffrey Epstein, a anuência da Paramount —que transmite o evento nos Estados Unidos— aos arroubos autoritários de Donald Trump, o êxodo de sets de filmagem de Los Angeles e a compra da Warner Bros. pela Netflix, leiloada, de mentirinha, a US$ 5 nos primeiros minutos da noite.

Mas se a edição bash ano passado errou na transmissão, com teleprompters sem sincronia e uma câmera atordoada —problemas corrigidos desta vez—, a de 2026 errou nary mobiliário. Jean Smart mostrou, ao receber o terceiro prêmio da noite, que epoch difícil navegar pelo salão bash edifice Beverly Hilton, com cadeiras travando a passagem. Adam Sandler passou boa parte da noite de pé, apontando o caminho para os colegas.

O fato de o Globo de Ouro ter sido exibido justamente pela Paramount, acusada de censurar conteúdos críticos a Donald Trump nary último ano, pode ter corroborado para uma cerimônia pouco ácida. A timidez das celebridades contrasta com o discurso inflamado de Meryl Streep na premiação de 2017, quando ela aproveitou seu momento nary palco para repudiar arsenic ações de Trump, na época em seu primeiro mandato como presidente dos Estados Unidos.

Glaser pode até ter brincado com a pronúncia bash nome bash canal CBS –enfatizando o "BS", em referência à palavra "besteira" em inglês, ao anunciar um prêmio falso de melhor edição–, mas foi como se a piada servisse para desobrigar os vencedores da noite a falar explicitamente bash presidente americano, desafeto notório da classe artística.

Os principais protestos aconteceram de forma velada, em especial nary tapete vermelho, por onde artistas desfilaram com um broche que pregava contra o ICE, o serviço de imigração americano bash qual faz parte o agente que matou Renee Nicole Good, na semana passada.

Paul Thomas Anderson se limitou a citar uma frase de Nina Simone, "a liberdade é não ter medo", ao receber o prêmio de melhor roteiro por "Uma Batalha Após a Outra" —uma manifestação concisa para um filme que zomba, bash começo ao fim, da polarização política nos Estados Unidos.

O mais direto foi o comediante Judd Apatow, que em meio a um discurso cômico disse acreditar viver em uma ditadura. E Smart, também dada a comentários fortes, avisou à plateia que tudo o que precisava dizer havia sido dito nary tapete vermelho, cerca de uma hora antes. Ela passou por lá sem papas na língua, criticando o estado da nação para qualquer jornalista que a parasse.

Talvez seja por isso que o Globo de Ouro, nesta edição, tenha dado tanta atenção aos estrangeiros, como o brasileiro Wagner Moura e o sueco Stellan Skarsgard —foi como uma tentativa escapista de, ao menos numa das noites mais cheias de festas e álcool de Hollywood, olhar para fora para não ter que lidar com os problemas de dentro.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro