10 meses atrás 31

Globo de Ouro: veja outros brasileiros que já foram indicados à premiação

No Globo de Ouro de 2025, o longa-metragem Ainda Estou Aqui (2024) foi indicado como Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz de Filme de Drama, inédito para o Brasil. Além dele, outros filmes e artistas nacionais já representaram o país na premiação, como Cidade de Deus (2002), indicado na mesma categoria de Ainda Estou Aqui. O ator Wagner Moura também já recebeu a indicação de Melhor Ator em Série de Drama quando atuou na série Narcos (2015). Essas produções brasileiras de sucesso estão disponíveis em serviços como Netflix, Amazon Prime Video , Globoplay e outros.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu em uma lista as indicações recebidas por atores ou produções brasileiras ao longo dos anos. Veja, a seguir, cada indicação nas edições passadas do evento, com o enredo da produção, elenco, repercussão e onde é possível assistir cada uma delas.

 Divulgação/Europa Filmes O clássico Central do Brasil (1998) é estrelado por Vinícius de Oliveira e Fernanda Montenegro, respectivamente — Foto: Divulgação/Europa Filmes

Confira os filmes brasileiros que já receberam alguma indicação para o Globo de Ouro:

  1. Central do Brasil (1998)
  2. O Beijo da Mulher-Aranha (1985)
  3. Cidade de Deus (2002)
  4. Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981)
  5. Narcos (2015)
  6. Bônus: Orfeu Negro (1959)

1. Central do Brasil (1998)

Dirigido por Walter Salles (Abril Despedaçado), o filme conta a história de Dora, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil. Contudo, ela não tem paciência com os cliente e nem mesmo envia as cartas, rasgando todas. Seu destino muda quando conhece Josué, interpretado por Vinícius de Oliveira (Linha de Passe), que perde sua mãe tragicamente. Relutante, Dora decide ajudar o menino a encontrar seu pai, viajando juntos ao interior do Brasil enquanto desenvolvem um vínculo ao longo da viagem.

O filme venceu como Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, além de contar com a indicação de Fernanda Montenegro (O Auto da Compadecida) como Melhor Atriz em Filme de Drama. Central do Brasil foi um sucesso de público e bilheteria, também sendo indicado ao Oscar e venceu o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro. Sua avaliação no Rotten Tomatoes é de 94% de aprovação, enquanto sua nota no agregador de avaliações IMDb é 8.0. O filme está disponível na Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.

 Divulgação/Europa Filmes Central do Brasil é um dos filmes brasileiros de mais maior prestígio internacional — Foto: Divulgação/Europa Filmes

2. O Beijo da Mulher-Aranha (1985)

O filme é baseado na obra homônima de Manuel Puig e acompanha um romance improvável entre Luis Molina, interpretado por William Hurt (Goliath), preso por "comportamento imoral" e Valentín Arregui, um prisioneiro político pelo regime autoritário na Ditadura Militar, interpretado por Raul Julia (A Família Addams). Para tentar amenizar a situação, Luis narra seu filme favorito enquanto altera algumas partes para trazer conforto ao amigo. A protagonista da história, Leni ,também conhecida como Mulher-Aranha, é interpretada por Sônia Braga (Dona Flor e Seus Dois Maridos). A brasileira concorreu ao Globo de Ouro como Melhor Atriz Coadjuvante por esse papel.

O título recebeu outras três indicações no Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme de Drama, além de concorrer em quatro categorias do Oscar, sendo vencedor de Melhor Ator, por William Hurt. O Beijo da Mulher-Aranha foi bem recebido pelo público e crítica, com 86% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7.3 no IMDb. A produção está presente no catálogo do Globoplay. Vale ressaltar que Sônia foi indicada outras duas vezes ao Globo de Ouro, por Luar sobre Parador (1988) e Amazônia em Chamas (1994), ambos indisponíveis em serviços de streaming.

 Divulgação/IMDb Sônia Braga em O Beijo da Mulher-Aranha (1985) — Foto: Divulgação/IMDb

Popular no início dos anos 2000, Cidade de Deus foi dirigido por Fernando Meirelles (Dois Papas) e com co-direção de Kátia Lund (Notícias de uma Guerra Particular). O filme conta a história baseada no romance homônimo de Paulo Lins, que se passa na Cidade de Deus da década de 1970. Lá, o jovem Buscapé, interpretado por Alexandre Rodrigues (Proibido Proibir), busca seguir um caminho diferente daqueles ao seu redor, como Zé Pequeno, vivido por Leandro Firmino (Impuros), e Mané Galinha, interpretado por Seu Jorge (Marighella), dois jovens que acabam entrando para o mundo do crime.

No Globo de Ouro, o filme foi indicado como Melhor Filme Estrangeiro, mas não venceu o prêmio. O clássico nacional também teve quatro indicações no Oscar, incluindo Melhor Diretor, além de ter vencido um BAFTA de Melhor Edição. O filme possui uma aprovação de 71% no Rotten Tomatoes, enquanto tem nota 8.6 no IMDb. O filme está disponível para assinantes da Netflix, Max e Globoplay.

 Divulgação/IMDb Cidade de Deus (2002) também foi indicado a quatro estatuetas no Oscar — Foto: Divulgação/IMDb

4. Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981)

Pixote, um menino de rua interpretado por Fernando Ramos da Silva (Eles Não Usam Black-tie), enfrenta a dura realidade das ruas. Quando é enviado a uma casa de detenção juvenil, ele sofre com o ambiente violento, repleto de corrupção e, junto de outros jovens detidos, decide fugir. Então, Pixote passa a praticar crimes, fortemente influenciado pela prostituta Sueli, interpretada por Marília Pêra (Pé na Cova), que se aproveita dos jovens para sobreviver.

O filme foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro, mas não venceu. Um grande sucesso do Cinema Nacional, o filme fez sucesso pelo mundo e possui uma avaliação positiva de 94% no Rotten Tomatoes e nota 7.9 no agregador de notas IMDb. O filme está disponível na Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.

 Divulgação/IMDb O grupo de jovens central em Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981) — Foto: Divulgação/IMDb

Narcos é uma série dramática que se baseia na história real do tráfico de drogas na Colômbia, com foco em Pablo Escobar, que comandou o cartel durante a década de 1980. Wagner Moura (Tropa de Elite) é quem dá a vida a Pablo Escobar, com a série mostrando desde seus primeiros passos no domínio do Cartel de Medelín até sua queda, que ocorreu por conta da busca internacional por agentes do governo da Colômbia e dos Estados Unidos. No Globo de Ouro, Wagner Moura foi indicado como Melhor Ator em Série de Drama, porém, não conquistou a categoria.

Narcos, que também foi indicada a Melhor Série de Drama na premiação foi um sucesso entre o público e a crítica especializada, com aprovação de 89% no Rotten Tomatoes e nota 8.7 no IMDb. O elenco também traz Boyd Holbrook (O Predador) e Pedro Pascal (The Mandalorian), como agentes que procuram Pablo Escobar. A série é exclusiva da Netflix.

 Reprodução/IMDb O ator baiano Wagner Moura obteve destaque internacional ao interpretar o narcotraficante colombiano Pablo Escobar em Narcos — Foto: Reprodução/IMDb

6. Bônus: Orfeu Negro (1959)

O filme é uma adaptação da peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, que reconta a história do mito grego de Orfeu e Eurídice nas favelas do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Na trama, Orfeu, interpretado por Breno Mello (O Negrinho do Pastoreio), é um jovem músico que trabalha como motorista de bonde. Ele conhece e se apaixona perdidamente pela recém-chegada Eurídice, vivida por Marpessa Dawn (Le Tresor Des Hommes Bleus). O casal é ameaçado por uma misteriosa figura que persegue a jovem.

O filme foi vencedor da Categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, porém, apesar filmado no Brasil e falado todo em português, o prêmio foi dado para a França por causa da nacionalidade do diretor, Marcel Camus (Os Pastores da Noite). A produção foi um grande sucesso, também vencendo o Oscar como Melhor Filme Estrangeiro e a Palma de Ouro, no Festival de Cannes. O filme, que não está disponível em serviços de streaming, recebeu aprovação de 88% no Rotten Tomatoes e nota 7.4 no IMDb

 Divulgação/IMDb Bendito e Zeca seguem Orfeu durante o filme pois acreditam que ele é capaz de fazer o Sol nascer enquanto toca o violão — Foto: Divulgação/IMDb

🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

 veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro