1 hora atrás 1

Google Antigravity: entenda tudo o que a plataforma é capaz de fazer

Google Antigravity é a nova plataforma de desenvolvimento de software baseada em agentes de inteligência artificial. Alimentada pelo modelo Gemini 3 Pro, a ferramenta se apresenta como um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado, em português) que aplica IA nas etapas de desenvolvimento da programação, porém, a autonomia do desenvolvedor humano é mantida. Lançada em novembro de 2025, a plataforma traz recursos que trabalham com linguagem natural, imagens e APIs de forma integrada, como o Nano Banana Pro. A seguir, saiba como funciona o Google Antigravity e passo a passo para baixar no computador.

O que é Google Antigravity? Conheça a nova plataforma de desenvolvimento de software — Foto: Divulgação/Google O que é Google Antigravity? Conheça a nova plataforma de desenvolvimento de software — Foto: Divulgação/Google

O que é Google Antigravity?

 Divulgação/Google Google Antigravity foca na autonomia dos agentes de IA para desenvolver software — Foto: Divulgação/Google

Google Antigravity é uma plataforma de desenvolvimento de software em que a inteligência artificial é o elemento central de todo o fluxo de trabalho, mas que mantém a autonomia dos programadores. Atualmente, o acesso ao sistema é gratuito, mas Google visar oferecer planos pagos a equipes e organizações, porém ainda não há uma previsão.

Por derivar da base de código aberto do Visual Studio Code, o visual é familiar ao editor da Microsoft, mas a semelhança termina aqui, pois o Antigravity permite ao desenvolvedor delegar tarefas mais complexas ao sistema ao invés de escrever linha por linha de um código. O sistema integra recursos de planejamento, edição, testes e validação controlados por inteligência artificial. A principal característica do Antigravity segue o paradigma agent-first, em que os agentes de IA têm protagonismo e autonomia.

Para que serve o Google Antigravity?

 Reprodução/Freepik Desenvolvedores de software são o público-alvo do Google Antigravity — Foto: Reprodução/Freepik

O principal objetivo do Google Antigravity é automatizar as tarefas complexas do desenvolvimento de software. O programador humano passa a atuar como um gerente, ao descrever as demandas em linguagem natural para os agentes de IA, como reproduzir bugs, gerar testes ou implementar correções, enquanto prioriza seu trabalho principal. Com o sistema, os profissionais podem aumentar a eficiência, reduzir a carga de trabalho manual, além de tornar o desenvolvimento mais acessível para iniciantes.

O Google Antigravity também é recomendado para equipes que não trabalham diretamente com a programação, como time de marketing ou design, por exemplo. É possível automatizar partes complexas de projetos, como gerar páginas e sites ou integrações sem depender totalmente dos desenvolvedores de software.

Quais os recursos do Google Antigravity?

 Divulgação/Google Gemini 3 Pro, Nano Banana Pro, Claude Sonnet 4.5 e GPT-OSS estão presentes no Google Antigravity — Foto: Divulgação/Google

Um dos maiores destaques do Google Antigravity fica por conta da integração com o Gemini 3 Pro, Nano Banana Pro, Claude Sonnet 4.5 e GPT-OSS, o que permite o processo simultâneo de conteúdos, como códigos, prompts com linguagem natural e imagens. O profissional tem acesso ao Agent Manager, um painel de controle para gerenciar os agentes em diversas tarefas, além analisar os registros de execução, facilitando a auditoria de resultados verificáveis, como planos de implementação, capturas de tela, gravações de navegador, entre outros.

A plataforma também fornece uma interface de IDE tradicional, com preenchimentos automáticos e suporte a linguagens como Python, JavaScript, entre outras. Outro recurso importante é a extensão que o Google Antigravity possui no Google Chrome, o que permite os agentes de IA analisa os aplicativos web em desenvolvimento e realizar testes autônomos.

Nano Banana Pro no Google Antigravity

 Divulgação/Google Google Antigravity: Nano Banana Pro é um dos modelos de IA disponíveis na plataforma — Foto: Divulgação/Google

O Nano Banana Pro tem sido destaque quando o assunto é modelo de geração de imagem, sendo possível aplicar a ferramenta no Google Antigravity. Quando necessário, os agentes de codificação podem utilizar a integração para gerar diagramas de sistemas, mockups (modelos visuais) detalhados, elementos de design e outros elementos gráficos.

Os desenvolvedores podem enviar instruções específicas e receber esboços ou bloco de códigos contextualizados, o que facilita a fase da prototipagem e desenvolvimento dentro do Google Antigravity. Além disso, o Nano Banana Pro aprimora a renderização do texto, mantém a consistência dos estilos visuais e permite criar imagens com qualidade até 4K, o que é ideal para materiais de marketing.

Como baixar Google Antigravity?

Por enquanto, o acesso ao Google Antigravity é de graça para usuários individuais que possuem computadores com Windows, macOS ou Linux. Apesar de ser gratuito, há relatos de que o uso pode ser limitado por cotas, reiniciadas a cada 5 horas. O que significa que cada prompt testado é um registro de uso. Por isso, é importante valorizar cada teste feito na plataforma.

A seguir, veja o passo a passo para baixar o Google Antigravity:

  • Passo 1. Acesse o Google Antigravity (https://antigravity.google/) e escolha a versão compatível com seu sistema operacional: Windows, macOS ou Linux;
  • Passo 2. Após baixar o arquivo, abra o instalador e siga as instruções para completar a instalação;
  • Passo 3. Em seguida, abra o Antigravity e faça logins com uma conta Google;
  • Passo 4. No primeiro uso, selecione um modelo de IA e abra um workspace. Pronto, o Google Antigravity está disponível para uso.

Veja também: Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro