1 ano atrás 64

'Google da Rússia' é vendida e fica sobre controle inteiramente russo em acordo de US$ 5,2 bi

Seu cofundador Arkady Volozh, que se mudou da Rússia para Israel em 2014, classificou a invasão da Ucrânia como "bárbara" em agosto, levando algumas pessoas do Kremlin a pressionar para nacionalizar a Yandex, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

Mas, em última análise, o medo de uma fuga de cérebros ajudou a manter essa perspectiva afastada e resultou em um acordo complicado, segundo o qual os negócios da Yandex, responsáveis por mais de 95% das receitas, permanecerão na Rússia e ficarão sob controle russo.

O Kremlin, que recebeu bem o acordo, está envolvido em negociações com a Yandex há cerca de 18 meses para tentar separar as empresas russas da Yandex NV, sua matriz holandesa.

A Yandex sempre procurou se apresentar como livre da influência do Kremlin, uma tarefa que se tornou mais desafiadora à medida que a empresa se tornou um ativo nacional estratégico.

O acordo calcula a capitalização de mercado da Yandex em 10,2 bilhões de dólares, com base em uma média ponderada de três meses para suas ações na Bolsa de Valores de Moscou. No final de 2021, antes da invasão da Rússia, o valor de mercado da Yandex havia se aproximado de 30 bilhões de dólares.

O preço de venda reflete "um desconto obrigatório de pelo menos 50% do 'valor justo'", disse a Yandex NV. O governo russo deve aprovar os negócios que envolvem a venda de ativos estrangeiros e exige um desconto de pelo menos 50%.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro