3 horas atrás 2

Gosta de investigação? 7 séries no estilo ‘quem matou’ para assistir agora

As séries de investigação no estilo “quem matou”, também conhecidas como whodunit, são ideais para quem gosta de desvendar crimes misteriosos, em locais determinados, que funcionam como verdadeiros quebra-cabeças intelectuais, desafiando o poder de dedução do espectador. Do suspense psicológico ao drama adolescente, com detetives amadores ou profissionais e um círculo de suspeitos sempre em foco, títulos como True Detective (2014), Trapped (2015) e Garota de Fora (2018) se destacam entre as boas opções repletas de pistas e reviravoltas até o último minuto, disponíveis em plataformas como Netflix, HBO Max, Mercado Play e Disney+.

Pensando em quem gosta de desvendar casos criminais, o TechTudo reuniu uma lista de séries investigativas repletas de suspeitos e pistas, convidando o público a descobrir quem é o culpado junto com os detetives da história. A seguir, você confere os títulos com informações da sinopse e onde assistir a cada produção.

 Reprodução/IMDb Garota de Fora (2018) combina terror e drama adolescente com uma investigação focada em escolas — Foto: Reprodução/IMDb

Nesta lista de séries sobre de investigações, você vai encontrar:

  1. Os Sete Relógios (2026): Jovem investiga um assassinato durante uma festa luxuosa na Inglaterra dos anos 1920, cercada de segredos.
  2. Trapped (2015): Um corpo mutilado surge em cidade isolada, e uma nevasca transforma tripulantes de um navio em suspeitos.
  3. True Detective (2014): Uma dupla de detetives experientes investiga crimes macabros enquanto lidam com conflitos existenciais.
  4. O Casal Perfeito (2024): Um casamento milionário termina em morte, e todos os convidados viram suspeitos de um assassinato.
  5. The Killing (2011): Uma detetive experiente e um novato investigam a morte de uma adolescente que movimenta a opinião pública e a política da cidade.
  6. Garota de Fora (2018): Uma estudante enigmática se transfere de escola em escola para expor crimes, mentiras e hipocrisias ocultas.
  7. Corpos (2023): Quatro detetives, em épocas diferentes, investigam o mesmo cadáver que reaparece ao longo do tempo.

1. Os Sete Relógios (2026)

Inspirada no romance da autora Agatha Christie, a minissérie Os Sete Relógios se passa na Inglaterra da década de 1920 e gira em torno de Bundle, uma garota espirituosa que investiga por conta própria um assassinato ocorrido durante uma festa luxuosa na casa de campo. Com roteiro assinado por Chris Chibnall (Doctor Who), o suspense é estrelado por Mia McKenna-Bruce (How to Have Sex), Helena Bonham Carter (Harry Potter) e Martin Freeman (O Hobbit).

  • Temporadas: 1
  • Episódios: 3
  • Notas da crítica: 6,3 no IMDb e 72% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Netflix
 Divulgação/Netflix Os Sete Relógios de Agatha Christie traz uma investigação em que os suspeitos são os convidados de uma festa de luxo — Foto: Divulgação/Netflix

Considerada uma das melhores séries islandesas do gênero, Trapped é uma boa opção para quem gosta de investigações. O mistério gira em torno dos tripulantes de uma embarcação dinamarquesa recém-chegada a uma cidade costeira remota que se tornam os principais suspeitos de assassinato após Andri Olafssun, chefe de polícia local, encontrar um corpo mutilado no mar. Conduzido pelo diretor Baltasar Kormákur (A Fera), o thriller conta com atuações de Ólafur Darri Ólafsson (Ruptura), Ilmur Kristjánsdóttir (Desajustados) e Björn Hlynur Haraldsson (The Witcher).

  • Temporadas: 3
  • Episódios: 28
  • Notas da crítica: no 7,5 IMDb e 100% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: HBO Max
 Reprodução/The Movie Database Trapped é focada em uma investigação em que os suspeitos são os tripulantes de uma embarcação — Foto: Reprodução/The Movie Database

Combinando investigações policiais, reflexões existenciais e elementos sobrenaturais, True Detective se consolidou como uma das principais referências do subgênero whodunit moderno, adotando um tom mais sombrio e introspectivo. A série funciona como uma antologia, apresentando novos casos brutais e detetives atormentados por conflitos morais e pessoais a cada temporada, sendo especialmente lembrada por suas primeira e quarta fases.

Criada por Nic Pizzolatto (O Culpado), a produção criminal já contou com protagonistas interpretados por ícones de Hollywood como Matthew McConaughey (Interestelar), Colin Farrell (Pinguim), Mahershala Ali (Moonlight) e Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes).

  • Temporadas: 4
  • Episódios: 31
  • Notas da crítica: 8.9 no IMDb e 78% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: HBO Max
 Reprodução/IMDb A temporada estrelada por Matthew McConaughey (Interestelar) é uma das mais lembradas de True Detective (2014) — Foto: Reprodução/IMDb

4. O Casal Perfeito (2024)

Adaptada do romance best-seller de Elin Hilderbrand, a minissérie O Casal Perfeito conta a história de um casamento luxuoso que termina em tragédia quando um corpo é encontrado próximo ao local da cerimônia, transformando os convidados em suspeitos em potencial. O suspense original da Netflix é assinado pela showrunner Jenna Lamia (Chamada de Emergência) e conta com atuações de Nicole Kidman (Big Little Lies), Eve Hewson (Por Tás de Seus Olhos) e Liev Schreiber (Pânico).

  • Temporadas: 1
  • Episódios: 6
  • Notas da crítica: 6,5 no IMDb e 66% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Netflix
 Divulgação/Netflix A minissérie O Casal Perfeito acompanha uma investigação em apenas seis episódios — Foto: Divulgação/Netflix

Em meio a uma campanha eleitoral, o corpo de Rose, uma adolescente de origem humilde, é encontrado pela polícia local, dando início a uma investigação que rapidamente ganha repercussão pública e provoca uma crise política na cidade. À frente do caso estão a experiente detetive Sarah Linden e seu novo parceiro, Stephen Holder, que, além de desvendar o crime, precisam lidar com suas diferenças e dilemas pessoais.

Protagonizada por Mireille Enos (The Good Omens) e Billy Campbell (O Troll da Montanha), The Killing é uma releitura da série dinamarquesa homônima, criada e dirigida pela canadense Veena Sud (Seven Seconds).

  • Temporadas: 4
  • Episódios: 44
  • Notas da crítica: 8,3 no IMDb e 68% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Mercado Play e Disney+
 Reprodução/IMDb The Killing (2011) é uma releitura da série dinamarquesa homônima — Foto: Reprodução/IMDb

Garota de Fora é uma série antológica tailandesa que subverte o gênero investigativo ao apresentar um mistério diferente por episódio, convidando o espectador a descobrir quem está mentindo ou quem é o verdadeiro culpado em cada história. A trama acompanha Nanno, uma estudante enigmática, instável e recém-transferida para novas escolas, que surge sempre com o objetivo de expor segredos obscuros e delitos de professores e alunos.

Estrelada pela atriz e cantora Kitty Chicha (O Paraíso e a Serpente), a série de terror é assinada pelo roteirista Kongdej Jaturanrasamee (Cherm) e pelo diretor Komgrit Triwimol que apostam em uma abordagem provocativa para discutir moralidade, hipocrisia e consequências sociais no ambiente escolar. Sucesso de audiência, o drama chegou a alcançar o TOP 10 da Netflix mais assistidos no Brasil.

  • Temporadas: 2
  • Episódios: 21
  • Notas da crítica: 7,6 no IMDb e 8,5 no My Drama List
  • Onde assistir: Netflix
 Divulgação/IMDb Garota de Fora chegou a alcançar o TOP 10 da Netflix mais assistidos no Brasil — Foto: Divulgação/IMDb

Inspirada na graphic novel do autor Si Spencer, a minissérie Corpos combina investigação policial e ficção científica ao narrar a história de quatro detetives em linhas temporais diferentes, passando pelos anos de 1890, 1941, 2023 e 2053, seguindo o rastro de um cadáver encontrado na região de Longharvest Lane, na Inglaterra, que também aparece no mesmo lugar em outras décadas. Criado por Paul Tomalin ( ), a produção britânica é protagonizada por Stephen Graham (Adolescência), Jacob Fortune-Lloyd (Midas Man), Amaka Okafor (The Responder) e Shira Haas (Nada Ortodoxa).

  • Temporadas: 1
  • Episódios: 8
  • Notas da crítica: 7,3 no IMDb e 82% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Netflix
 Divulgação/Netflix Corpos (2023) é uma minissérie britânica que combina investigação policial e ficção científica — Foto: Divulgação/Netflix

Com informações de IMDb (1) e Rotten Tomatoes (1), Screen Rant (1)

🎥 O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero

O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero

O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro