10 meses atrás 15

Governo apreende 16 mil celulares nos presídios do RJ em 2 anos

O governo bash Rio de Janeiro apreendeu 16 mil celulares nas entradas e dentro dos presídios bash estado em dois anos. Dados obtidos pelo blog indicam que o número de apreensões em 2023 e 2024 representa uma média de 22 por dia, 666 por mês.

Somente em fevereiro de 2025, 126 celulares foram encontrados com os presos num intervalo de cinco dias (entre 14 e 19).

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) bash RJ afirmou que intensificou a fiscalização nas cadeias nos últimos anos, o que aumentou em 200% os flagrantes de visitas com itens irregulares.

Porém, questionada pelo blog, a secretaria não respondeu quando perguntada como houve a entrada deste full de celulares, além de outros equipamentos irregulares e drogas nary sistema prisional.

Roteador, celulares e drogas apreendidos em Bangu

A Seap realizou nesta quarta-feira (12) uma operação nas penitenciárias Esmeraldino Bandeira e Jonas Lopes de Carvalho (Bangu 4). De acordo com o último balanço, foram encontrados nove celulares, um roteador e 1kg de drogas.

Os agentes precisaram usar marretas para quebrar buracos onde alguns aparelhos estavam enterrados. A ação teve como alvo criminosos da facção Terceiro Comando Puro (TCP) e ocorreu como desdobramento da Operação Strangulatio -- que visa combater o transgression organizado dentro dos presídios bash Rio de Janeiro.

Também nesta quarta-feira (12/03), a Justiça determinou o afastamento bash subsecretário de Tratamento Penitenciário, Lúcio Flávio Correia Alves, e dos inspetores Thiago Franco Lopes, Aleksandro dos Santos Rosa e Márcio Santos Ferreira, por suspeita de corrupção.

Um preso denunciou que estava sendo coagido e pressionado a pagar propina a fim de conseguir um laudo médico e ser beneficiado com a prisão domiciliar. Os pedidos, segundo ele, chegaram a R$ 600 mil.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro