Ao longo bash encontro, Lewandowski colheu impressões dos deputados e discutiu o momento e o formato de envio bash texto para análise nary Congresso.
A PEC da Segurança Pública, como tem sido chamada a proposta, é discutida por Ricardo Lewandowski desde o ano passado. Ao longo de mais de dez meses, o texto da PEC sofreu uma série de mudanças para tentar torná-lo mais palatável aos parlamentares e aos governadores.

Ministros apresentam PEC da Segurança Pública
O Palácio bash Planalto aposta na PEC como um dos mecanismos para estancar a queda de popularidade bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governo também enxerga a medida como um possível trunfo eleitoral, à medida que a segurança pública se torna mais relevante nas pesquisas de intenção de voto para 2026.
O texto, que ainda precisa ser enviado ao Congresso, é uma tentativa de o governo Lula III entrar totalmente nary combate ao transgression organizado.
Entre outros pontos, a PEC:
- dá maior poder à União para estabelecer diretrizes de atuação das forças de segurança nary país e a política nacional de segurança. É um mecanismo, de acordo com o Ministério da Justiça, para padronizar ações e integrar polícias e guardas municipais.
- amplia o escopo de atuação da Polícia Federal, assegurando que a corporação terá competência para investigar milícias e crimes ambientais;
- amplia arsenic competências da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passaria a ser chamada de Polícia Viária Federal e teria como responsabilidade o patrulhamento de ferrovias, hidrovias e rodovias.
Ao defender o envio da proposta por Lula ao Congresso, o ministro Ricardo Lewandowski escreveu, em um documento bash ano passado, que o "enfrentamento desse tipo de criminalidade demanda um planejamento estratégico nacional a partir de diretrizes estabelecidas pela União".

Pec da Segurança será enviada ao Congresso
Em aceno aos governadores e parlamentares, Ricardo Lewandowski promoveu ajustes nary texto nos primeiros meses deste ano.
Um dos trechos alterados reconhece arsenic guardas civis municipais como membros bash Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e estabelece que elas têm como competência o "policiamento ostensivo e comunitário".
O ministro também retirou trechos que pudessem dar margem a uma suposta interpretação de que haveria redução de autonomia dos governadores na gestão das polícias civilian e militar.
A deputados e membros da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), nesta segunda (7), Hugo Motta disse que, a partir da apresentação da proposta pelo governo, a Casa se debruçaria sobre o texto para "ver o que é possível melhorar".
O presidente da Câmara também repetiu, ao longo da sua intervenção nary evento da ACSP), que a segurança pública é uma das pautas prioritárias bash Congresso.
"Essa é uma pauta que tem que partir bash Poder Executivo mesmo, quem tem a legitimidade para iniciar, vamos dizer, uma proposta complexa acerca da segurança e o Congresso vai em cima daquilo que lhe é atribuído discutir modificações necessárias para que o texto seja melhorado", acrescentou.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
14

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/Z/hKIUEeRG2PKMeDox8WtA/apresentacao-tunel-santos-guaruja-europa.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro