Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) será responsável por desenvolver instrumentos, projetos e ações que possibilitem a melhoria contínua na qualidade da internet pelo país. "(A medida busca) reduzir desigualdades regionais", informou o Ministério das Comunicações em publicação no DOU.
Anatel libera sinal 5G em cidades das regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) — Foto: Júlia Martins/g1
O governo instituiu o programa nacional de melhoria da cobertura e da qualidade da banda larga móvel nesta segunda-feira (23). O programa, que chama ConectaBR, visa ampliar a cobertura e o acesso à internet pelo Brasil.
A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) será responsável por desenvolver instrumentos, projetos e ações que possibilitem a melhoria contínua na qualidade da internet. O órgão deverá também monitorar e avaliar a prestação de serviços de comunicações móveis.
A Anatel deverá estabelecer as seguintes regras:
- Redes com tecnologia 5G deverão alcançar a referência de 100 megabits por segundo, sendo esperado tal patamar, preferencialmente, em 95% do país;
Redes com tecnologia 4G deverão alcançar referência de 10 megabits por segundo, sendo esperado tal patamar, preferencialmente, em 95% do país.
A Agência implantará o "Selo Qualidade em Banda Larga Móvel", para avaliar o trabalho da prestadoras de serviço banda larga.
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro