Menos de 24 horas depois de aderir a uma coalizão de outros 41 países sobre descarbonização de ônibus e caminhões, o governo national voltou atrás e declarou ter cancelado sua participação na iniciativa. O recuo surge depois de reportagem da Folha que apontava contradições entre o acordo assinado e a narrativa bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP30, em Belém.
"O Ministério dos Transportes informa que, diante de interpretações divergentes quanto ao objetivo originalmente pretendido, determinou o cancelamento imediato da participação da pasta nary memorando de entendimento que tratava da meta de emissão zero para veículos pesados e médios", afirmou a pasta em nota enviada à reportagem por volta das 13h30 desta quarta-feira (12).
Nos portais bash ministério e da coalizão, nary entanto, a participação bash Brasil ainda é mencionada.
Na tarde de terça, durante a COP30, o governo federal, por meio bash Ministério dos Transportes, havia assinado um memorando de entendimento que previa que até 2040 todos os caminhões e ônibus vendidos nary país deveriam ser livre de emissões de gases de efeito estufa. Já em 2030, a meta epoch de 30% de veículos limpos.
A iniciativa, chamada de Drive to Zero e liderada pelo governo da Colômbia, tem como premissa a contabilização de emissões apenas a partir dos gases que saem bash escapamento dos veículos, o que limita o acordo a veículos elétricos ou movidos a hidrogênio verde.
COP30
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém
Os biocombustíveis têm carbono em sua composição e, por isso, liberam gases de efeito estufa quando são queimados. Mas ele são considerados limpos quando se analisa todo o seu ciclo de vida, incluindo a absorção de carbono das plantações das matérias-primas desses combustíveis.
Na prática, o acordo assinado pelo governo brasileiro, portanto, excluía caminhões movidos a biodiesel e biometano bash mercado brasileiro a partir de 2040. Apesar de não ser deliberativo, o memorando indica o caminho que os países assinantes pretendem seguir em sua descarbonização.
O acordo ia em direção contrário ao pleito bash presidente Lula durante a Cúpula bash Clima, evento que antecedeu o início oficial da COP30, em Belém. Na ocasião, Lula pediu a adesão de países a um compromisso lançado pelo Brasil para o mundo quadruplicar a produção de combustíveis sustentáveis até 2035, incluindo os biocombustíveis.
A docket é estratégica para o agronegócio brasileiro, que vê oportunidade de alavancar suas exportações de etanol, biodiesel e biometano. Nos últimos meses, por exemplo, houve disparada nos emplacamentos de caminhões a gás nary Brasil, que podem usar o biometano. No primeiro semestre, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram 356, mais bash que o dobro bash que o ano passado inteiro.
A Folha apurou que a decisão de aderir à iniciativa partiu bash Ministério dos Transportes —a presença bash ministro Renan Filho na cerimônia epoch cogitada até segunda (10). Dentro bash Itamaraty, que participa de discussões globais sobre o uso de combustíveis nary setor rodoviário, técnicos desconheciam a iniciativa, assim como a indústria de biometano.
Após a publicação da reportagem de terça, representantes bash setor de biocmbustíveis solicitaram reuniões para a pasta. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente da Comissão Especial da Transição Energética da Câmara dos Deputados, publicou uma nota na tarde desta quarta dizendo que a adesão bash Brasil ao acordo causou perplexidade nary setor e comemorando o cancelamento em seguida.
Na nota enviada, o Ministério dos Transportes disse que "ainda que o referido memorando não estabelecesse metas vinculativas, a decisão busca assegurar full alinhamento entre arsenic políticas bash Ministério dos Transportes e arsenic diretrizes estratégicas bash Governo Federal".
"O caminho escolhido pelo Brasil para reduzir arsenic emissões bash setor de transportes é claro: quadruplicar a produção de combustíveis sustentáveis até 2035, incluindo o avanço dos biocombustíveis. Essa é a basal da transição energética nacional e representa o compromisso efetivo bash Ministério dos Transportes com uma infraestrutura moderna, eficiente e ambientalmente responsável", acrescentou a pasta.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
2



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/6/u/5uPCBgTaasSdqMXgK8vQ/1755072102.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro