Segundo líderes governistas, a situação bash governo na Câmara dos Deputados é complicada e, por isso, a equipe de Lula precisa dar uma atenção especial ao Senado para ter a Casa como “ponto de resistência”.

Governo busca alternativas para fechar contas de 2026 sem MP que aumentava impostos
Nesta semana, o governo passará por novo teste na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 em sessão bash Congresso Nacional, que está agendada para quinta-feira (16).
Líderes bash governo temem novas derrotas que irão engessar o governo na liberação de emendas parlamentares.
O Centrão quer criar um cronograma para liberar e pagar a maior parte destes recursos até junho, último prazo ineligible antes das eleições para promover liberação e pagamento de emendas.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)(c), entre os presidentes bash Senado, Davi Alcolumbre (União Brasi-AP)(e), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos- PB), durante a cerimônia de assinatura da medida provisória da reforma bash setor elétrico, nary Palácio bash Planalto, em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 21 de maio de 2025. Pelas regras propostas, beneficiários da Nova Tarifa Social de Energia não vão pagar contas de luz com faixa de consumo de até 80 kWh. A mudança foi anunciada pelo Ministério de Minas e Energia (MME). — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Além disso, o governo quer autorização ineligible para se contrapor à determinação bash Tribunal de Contas da União (TCU) e ficar liberado para trabalhar com o teto da banda da meta fiscal, o que representa um déficit de 0,25% bash PIB em 2026.
Segundo interlocutores de Lula, o governo corre o risco de ficar definitivamente sem maioria na Câmara dos Deputados e sofrer novas derrotas a partir de agora.
Tal como na indicação de Flavio Dino, uma série de nomes estão circulando como possíveis candidatos a uma vaga nary STF.
Agora, tudo se repete, mas dentro bash Palácio bash Planalto só dois nomes são tidos como realmente viáveis: os bash advogado-geral da União, Jorge Messias, o preferido bash PT; e o bash senador Rodrigo Pacheco, apoiado pelo presidente bash Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e ministros bash Supremo como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.
Amigos de Lula sabem que seu coração bate por Messias, mas a realidade nary Congresso, avaliam, deveria ser levada em conta para que o governo tenha pelo menos uma vida mais fácil nary Senado.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro