9 horas atrás 1

Governo Trump ameaça TVs dos EUA para mudar regras de entrevistas com candidatos, diz diretora de agência

A crítica foi feita por Anna Gomez, integrante democrata da Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão federal responsável por fiscalizar e regulamentar o setor de comunicações no país.

Na semana passada, a FCC — hoje comandada por uma maioria de indicados republicanos — divulgou uma nova orientação afirmando que programas de entrevistas diurnos e noturnos não devem ser considerados jornalismo “de boa-fé”.

Com isso, esses programas deixariam de ter uma isenção automática de uma regra conhecida como “tempo igual”, neste ano de eleições de meio de mandato nos EUA.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Essa regra, criada há décadas, obriga emissoras de rádio e TV a oferecer o mesmo espaço a candidatos rivais quando um político aparece na programação durante o período eleitoral. Tradicionalmente, telejornais e outros programas jornalísticos não precisam seguir essa exigência.

Segundo Gomez, a mudança de interpretação representa uma ameaça à liberdade de imprensa e pode intimidar emissoras, levando-as a evitar entrevistas com candidatos para não correr riscos legais.

“Não se deixem intimidar a ponto de interromper a cobertura independente do que está acontecendo neste país”, afirmou a comissária, em recado direto às redes de televisão.

A declaração ocorre em meio a críticas de aliados de Trump à cobertura da imprensa e a discussões sobre o papel de programas de entretenimento na formação da opinião pública durante campanhas eleitorais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro