10 meses atrás 22

Guia completo IPVA 2025: saiba como pagar, consultar valor e mais

O IPVA 2025 já pode ser pago por motoristas. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores incide sobre o valor venal dos veículos, atualizado anualmente conforme a tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mas cada estado pratica alíquotas diferentes. As datas de vencimento de cada parcela também mudam conforme o dígito final da placa do veículo, e alguns estados oferecem desconto para quem prefere pagar o valor integral de uma vez só. Neste guia, confira tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2025, desde como calcular o valor do imposto até onde consultar a tarifa exercida em cada região.

  Ana Letícia Loubak/TechTudo Guia completo IPVA 2025: saiba como pagar, consultar valor e mais — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

O IPVA é um imposto estadual, e cada estado brasileiro define suas próprias regras, alíquotas e formas de cobrança. A alíquota do imposto depende do tipo de veículo e do seu valor venal, uma estimativa aproximada do valor de mercado do veículo conforme a depreciação, modelo e outros detalhes. O valor arrecadado com o IPVA compõe parte da receita estadual destinada para financiar serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Naturalmente, o quesito da infraestrutura do estado também implica na manutenção de vias públicas em trechos que não estão sob administração de concessionárias privadas, incluindo a construção e manutenção de rodovias, pontes, viadutos e outras obras de infraestrutura que beneficiam toda a população.

Como saber o valor do IPVA 2025?

Para consultar o valor do IPVA 2025 do seu veículo, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado e conferir o valor venal conforme a pesquisa atualizada da Fipe. O portal online da Sefaz de cada estado já fornece informações específicas sobre o IPVA, incluindo o calendário de pagamento, as alíquotas e as formas de pagamento, sendo possível realizar consultas detalhadas por meio do Renavam do veículo.

Alguns bancos também têm acordos com o governo e fornecem ferramentas facilitadas para pagamento do IPVA no próprio aplicativo, bastando buscar a opção IPVA no app e inserir os dados solicitados.

Como mencionado, as datas de vencimento e alíquotas variam e, para 2025, a primeira parcela ou cota única para placa final 0 vence dia 21 de janeiro para veículos registrados no estado do RJ e 24 de janeiro para veículos registrados no estado de SP. Para a maioria dos estados, a tarifa do IPVA para carros é de 4% do valor venal, sendo geralmente metade do valor para motos.

 Marcela Franco/TechTudo Saiba como saber o valor do seu IPVA 2025 — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Para saber o valor do IPVA 2025 do seu veículo, siga estes passos:

  • Passo 1. Identifique o Renavam do seu veículo no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • Passo 2. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Apesar de a interface do site de cada secretaria variar, de maneira geral as informações sobre o IPVA costumam ficar em evidência na página principal;
  • Passo 3. Caso a opção não esteja disponível na home, clique na barra de busca e procure por IPVA 2025;
  • Passo 4. Informe o Renavam no campo designado para o sistema calcular o valor do IPVA 2025 e gere a guia de pagamento.

O sistema das respectivas Secretarias da Fazenda costuma gerar, automaticamente, a guia do IPVA ao final da consulta, mas também é possível realizar o pagamento de formas mais práticas. No estado de São Paulo, por exemplo, a Sefaz lançou um sistema para pagar imposto por meio de Pix, em um sistema seguro acessível via Certificado Digital, pelo sistema da Nota Fiscal Paulista, ou com o acesso do Gov.br.

Para moradores do Rio de Janeiro, o DARJ (Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro) emitido pelo sistema da Sefaz já dispõe de um QR code para pagamento por Pix, que pode ser efetuado em qualquer banco que ofereça o serviço. Os dados de destinatário exibidos nesse caso são SEFAZ RJ — Secretaria de Estado de Fazenda do RJ, CNPJ: 42.498.675/0001-52.

Quem preferir pagar o IPVA por meio de Internet Banking, precisa conferir se o recurso está disponível no aplicativo do próprio banco. De maneira geral, o Banco do Brasil consegue processar o pagamento do IPVA na maioria dos estados, mas por se tratar de um imposto estadual e não federal, os acordos de autorização também variam. O modo mais garantido de não atrasar é realizar o processo diretamente na página da Sefaz de seu estado e efetuar o pagamento nos canais informados durante o procedimento para gerar a guia do IPVA.

Calendário de Vencimento do IPVA 2025

Final da Placa RJ - Vencimento (cota única ou 1ª parcela) CE - Vencimento (cota única ou 1ª parcela) SP - Vencimento (cota única com desconto) PR - Vencimento (cota única com desconto)
1 21 de janeiro 28 de janeiro 13 de janeiro 10 de janeiro [22]
2 21 de janeiro 29 de janeiro 14 de janeiro 13 de janeiro [22]
3 21 de janeiro 30 de janeiro 15 de janeiro 14 de janeiro [22]
4 21 de janeiro 31 de janeiro 16 de janeiro 15 de janeiro [22]
5 21 de janeiro 01 de fevereiro 17 de janeiro 16 de janeiro [22]
6 21 de janeiro 02 de fevereiro 20 de janeiro 17 de janeiro [22]
7 21 de janeiro 03 de fevereiro 21 de janeiro 20 de janeiro [22]
8 21 de janeiro 04 de fevereiro 22 de janeiro 21 de janeiro [22]
9 21 de janeiro 05 de fevereiro 23 de janeiro 22 de janeiro [22]
0 21 de janeiro 04 de fevereiro 24 de janeiro 23 de janeiro [22]

Como pagar IPVA atrasado?

Se você perdeu o prazo de pagamento do IPVA, é importante regularizar a situação o mais breve possível para evitar o acúmulo de multas e juros. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e procure pela seção de “IPVA Atrasado” ou “Débitos de IPVA”. Informe o Renavam do seu veículo para calcular o valor atualizado do IPVA, incluindo as multas e juros por atraso.

Após calcular o valor atualizado, emita a guia de pagamento — DARJ, no Rio de Janeiro — e efetue o pagamento em um banco credenciado ou casa lotérica. Lembrando que, além das multas e juros, o não pagamento pode impedir o licenciamento do veículo e até mesmo a apreensão do veículo. Caso não tenha certeza se o IPVA está atrasado, é possível realizar a consulta por “Débitos do veículo” no site do Detran ou da Sefaz de seu estado seguindo alguns passos simples:

  • Passo 1. Entre no site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu estado e procure pela seção “Débitos do veículo”;
  • Passo 2. Selecione “Consultar” e informe seu RENAVAM e CPF para gerar uma Guia de Regularização de Débito (GRD);
  • Passo 3. Opte pela forma de parcelamento desejada e emita o termo;
  • Passo 4. Faça o pagamento em qualquer banco ou lotérica.

Como parcelar o IPVA 2025?

É possível parcelar o pagamento do IPVA, mas as parcelas também mudam conforme a região. Enquanto no Distrito Federal e Alagoas o imposto pode ser dividido em até seis parcelas, no Acre e no Amazonas o limite é de apenas três. Já em Sergipe, o imposto precisa ser pago, obrigatoriamente, em cota única, mas o estado é o que oferece maior desconto para pagamentos efetuados até 31 de março (31/03) para todas as placas, com os valores sem desconto trazendo datas de vencimento entre 30 de abril e 28 de novembro.

O processo de geração da guia é o mesmo para quem for pagar em cota única ou parcelado, mas as guias são emitidas de uma vez, não sendo preciso acessar o sistema todo mês obrigatoriamente. Mas é importante ficar atento para não perder os prazos de cada parcela, evitando multas.

 Flávia Fernandes/TechTudo Para saber se seu carro é isento ao IPVA 2025, consulte o site da Secretaria da Fazenda de seu estado — Foto: Flávia Fernandes/TechTudo

Carros que não pagam IPVA em 2025

A isenção do IPVA é concedida a alguns tipos de veículos e proprietários, conforme critérios específicos de cada estado. Veículos antigos, veículos adaptados para pessoas com deficiência (PCD), veículos utilizados para fins específicos, como transporte público ou escolar, e veículos movidos a hidrogênio ou eletrificados são elegíveis para a isenção do IPVA, mas regras podem variar.

Em SP, a isenção do imposto para carros antigos é válida para veículos com mais de 20 anos, enquanto no RJ e CE, a isenção vale para a partir de 15 anos de fabricação. De maneira geral, os veículos adaptados para PCD são sujeitos a isenção em praticamente todo o país, mas o registro não é automático, sendo preciso solicitar da isenção conforme normas também estaduais. O ideal é, antes de realizar o pagamento do IPVA, consultar o site da Secretaria da Fazenda de seu estado para verificar se o veículo se enquadra em alguma das categorias para isenção do IPVA.

Veja também: Xiaomi lança carro elétrico com sistema de celular

Xiaomi lança carro elétrico com sistema de celular; veja o vídeo #viral

Xiaomi lança carro elétrico com sistema de celular; veja o vídeo #viral

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro