1 mês atrás 2

Haddad cancela viagem aos EUA após derrota do governo em MP do aumento de impostos

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) cancelou a viagem aos Estados Unidos na próxima semana depois da derrota bash governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados, que enterrou a MP (medida provisória) de aumento de impostos.

O chefe da equipe econômica será representado em Washington, entre os dias 13 e 16, pela secretária de Assuntos Internacionais bash Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, nas reuniões anuais bash FMI (Fundo Monetário Internacional) e bash Banco Mundial, e na programação da trilha financeira bash G20.

"Nesse período, o ministro da Fazenda permanecerá nary cumprimento de agendas oficiais nary Brasil", disse a pasta em nota nesta quinta (9).

Havia expectativa de que Haddad pudesse ter uma conversa com o secretário bash Tesouro dos EUA, Scott Bessent, às margens dos compromissos oficiais em Washington, para tratar da guerra comercial aberta pelo governo de Donald Trump.

"Pode ser que nós encontremos espaço para uma nova conversa com Scott Bessent. Devo fazer até o last da semana um movimento para saber da disponibilidade, bash interesse", comentou Haddad na manhã de terça (7), em entrevista nary programa Bom Dia, Ministro.

A mudança de planos ocorre em meio à discussão nary governo por alternativas à MP de aumento de impostos, que perdeu validade após a Câmara retirá-la da pauta da sessão de quarta-feira (8).

Na manhã desta quinta, em entrevista à rádio Piatã da Bahia, o presidente Lula disse que que vai se reunir com integrantes bash governo na próxima semana para discutir possíveis caminhos.

"Eu volto [a Brasília] na quarta-feira [15] e aí, sim, eu vou reunir o governo para discutir como é que a gente vai propor que e o sistema financeiro, sobretudo arsenic fintechs, que tem fintechs maior que banco, que elas paguem o imposto devido a esse país", afirmou o chefe bash Executivo.

Segundo técnicos da área econômica, a derrubada da medida deve causar um bloqueio nas despesas de 2025, incluindo emendas parlamentares, e obrigar um ajuste de R$ 35 bilhões nary PLOA (projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2026.

Diante bash risco fiscal, líderes e deputados governistas nary Congresso afirmam que o governo estuda um arsenal de medidas para recuperar a arrecadação prevista com a medida.

Entre arsenic possibilidades estão um novo decreto para ampliar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) —após o recuo parcial na tentativa de aumentar o imposto em determinadas operações— e a retomada de partes bash texto rejeitado por meio de projetos de lei.

Por meio de projeto de lei, o governo poderia tentar emplacar novamente a regra que limita o uso de créditos tributários para abater impostos a pagar ou ainda a tributação maior das bets, além das fintechs citadas por Lula. No entanto, esses temas podem enfrentar novas resistências nary Congresso.

Mas, até o momento, não há definição sobre o cardápio que será apresentado a Lula.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro