5 horas atrás 4

IAs confundem fato com opinião e distorcem conteúdo jornalístico, aponta estudo

"Estamos empolgados com a IA e com o potencial que ela tem para agregar ainda mais valor ao nosso público", disse Peter Archer, diretor de programas de IA generativa da BBC, em comunicado. "Mas as pessoas precisam confiar no que leem, assistem e veem. Apesar de algumas melhorias, está claro que ainda existem problemas significativos com esses assistentes."

O pior desempenho entre os quatro chatbots foi do Gemini, com 72% de suas respostas apresentando problemas graves de atribuição de fontes. No estudo da BBC, o assistente de IA do Google também estava entre os piores, ao lado do Copilot, da Microsoft. Em ambos os estudos, porém, foram verificados problemas em todos os quatro assistentes de IA.

Em um comunicado enviado à BBC em fevereiro, um porta-voz da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, delineou a função de seu assistente de IA: "apoiamos editores e criadores ajudando os 300 milhões de usuários semanais do ChatGPT a descobrir conteúdo de qualidade por meio de resumos, citações, links claros e atribuições."

Apelo por mais ação de governos e empresas de IA

As emissoras e organizações de mídia envolvidas no estudo acreditam que a solução está na mão dos governos nacionais.

Em um comunicado à imprensa, a EBU afirmou que seus membros estão "pressionando reguladores nacionais e da UE para que façam cumprir as leis existentes sobre integridade da informação, serviços digitais e pluralismo da mídia."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro