1 mês atrás 7

IBC-Br cai de novo em outubro e mostra atividade econômica ladeira abaixo

Quando a política de juros é contracionista, mas a política fiscal é expansionista, como ocorre neste momento, ambas funcionam, mas perdem eficiência. Seus resultados aparecem, mas em ritmo mais lento.

Medidas do IBC-Br que registram a marcha da atividade em períodos mais longos que não um mês em relação ao anterior, a primeira e mais visível do IBC-Br, são melhores para captar a verdadeira trajetória da economia. Quando a medida é o resultado do IBC-Br acumulado de 12 meses, é bastante nítida a desaceleração da atividade.

De um pico de 4,2% em maio de 2025, a economia desacelerou mês a mês, para alta de 2,5% em outubro. O formato da curva é de uma ladeira íngrime para baixo. É questão de tempo — e de pouco tempo, janeiro ou março de 2026 — o início de um ciclo de cortes na taxa básica de juros (taxa Selic).

Numa outra medida, que permite aproximar a marcha do IBC-Br dos movimentos do PIB (Produto Interno Bruto), a média móvel trimestral, o IBC-Br aponta recuos sucessivos desde julho, ainda que mitigado em outubro. Nessa métrica, depois de cair entre 0,85% e 1,1% entre julho e setembro, o IBC-Br recuou 0,2% em outubro.

Os juros na alturas de 15% nominais ao ano — e, mais do que isso, perto de 10% ao ano em termos reais — pouco a pouco, e em combinação com o aumento do endividamento das famílias, vão estrangulando o consumo de produtos dependentes do crédito — como a indústria de bens de consumo duráveis. O movimento é lento porque medidas econômicas de estímulo ao crédito — caso da profusão de empréstimos consignados e facilidades para o crédito imobiliário, entre outros — suavizam os efeitos restritivos dos juros altos.

Do lado das empresas, os juros elevados, além de dificultar a manutenção de estoques e o giro da produção, afeta, negativamente, a expansão dos negócios, contribuindo para restringir os investimentos em novas instalações ou modernização das existentes, com impactos negativos também sobre o emprego de mão de obra.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro