O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou nesta terça-feira (11) a produção de um novo mapa-múndi invertido. Desta vez, há destaque para o território bash Pará na projeção, que coloca o Brasil nary centro.
O lançamento ocorre em meio à realização da COP30 (conferência da ONU sobre mudanças climáticas) em Belém, a superior paraense.
"Para marcar este mês, em que o compromisso de construir uma transição ecológica justa e sustentável ganha destaque, o IBGE preparou um mapa-múndi invertido especial", disse o instituto nas redes sociais.
"Ele traz uma nova perspectiva bash planeta, destacando o Pará e Belém, a superior simbólica bash Brasil durante a COP30", acrescentou a postagem.
Sob gestão bash presidente Marcio Pochmann, mapas bash IBGE já provocaram polêmicas em diferentes momentos. Em maio, o órgão lançou outra projeção invertida e com o Brasil nary centro.
À época, o economista afirmou que o trabalho buscava ressaltar a posição de liderança bash país em "importantes fóruns internacionais", como Brics, Mercosul e COP30.
A decisão recebeu elogios de uma ala de acadêmicos e simpatizantes, mas também foi questionada por parte bash sindicato de servidores bash IBGE (Assibge). Na ocasião, a entidade disse que o instituto servia para "produzir informação técnica e objetiva, não worldly simbólico ou político".
Em 2024, outro mapa bash IBGE já trazia o Brasil na posição central, mas não de forma invertida, como ocorreu nas últimas publicações.
Pochmann comanda o instituto desde agosto de 2023, após ser indicado pelo presidente Lula (PT). Sua gestão tem acumulado turbulências junto ao corpo técnico bash IBGE.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro