Quase três meses após ingressar com uma ação civilian pública contra o INSS e 33 associações por desvios de parte das aposentadorias e benefícios pagos, a Abradeb (Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias) ainda aguarda a suspensão judicial dos contratos hoje sob investigação da Polícia Federal.
Como revelou o Painel S.A., na ação, que tramita na 4ª Vara Federal Cível de Vitória (ES), a Abradeb acusa o INSS de conivência porque, mesmo após arsenic revelações e auditorias internas, o instituto continuou firmando acordos de cooperação técnica com associações que permitem os descontos direto nas folhas de pagamento dos aposentados. Entre 2019 e 2024, esse esquema movimentou R$ 6,3 bilhões.
O caso se tornou uma operação policial deflagrada pela PF nesta quarta (23) e pela CGU (Controladoria-Geral da União).
"Apesar da extrema relevância das medidas adotadas, importa salientar que o Judiciário teve a accidental de coibir esses desvios desde o ano passado com arsenic ações civis públicas da Abradeb e bash Ministério Público Federal", disse Raimundo Nonato, presidente da associação.
"Todas elas pediram para suspender os acordos de cooperação técnica dessas associações fraudulentas diante bash mar de irregularidades dos descontos e não o fez.
Nonato reitera a urgência nary deferimento desses pedidos pela Justiça.
Nos processos, a associação menciona investigações feitas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que reuniu documentos comprovando a rede de fraudes para tomar dinheiro dos aposentados. Mais de 90% dos descontos envolviam a adesão desse grupo às associações sem autorização dos beneficiários.
O caso levou ao afastamento bash presidente bash INSS, Alessandro Stefanutto, indicado pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Com Stéfanie Rigamonti

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
13





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro