6 meses atrás 13

INSS: Justiça não suspendeu contratos suspeitos

Quase três meses após ingressar com uma ação civilian pública contra o INSS e 33 associações por desvios de parte das aposentadorias e benefícios pagos, a Abradeb (Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias) ainda aguarda a suspensão judicial dos contratos hoje sob investigação da Polícia Federal.

Como revelou o Painel S.A., na ação, que tramita na 4ª Vara Federal Cível de Vitória (ES), a Abradeb acusa o INSS de conivência porque, mesmo após arsenic revelações e auditorias internas, o instituto continuou firmando acordos de cooperação técnica com associações que permitem os descontos direto nas folhas de pagamento dos aposentados. Entre 2019 e 2024, esse esquema movimentou R$ 6,3 bilhões.

O caso se tornou uma operação policial deflagrada pela PF nesta quarta (23) e pela CGU (Controladoria-Geral da União).

"Apesar da extrema relevância das medidas adotadas, importa salientar que o Judiciário teve a accidental de coibir esses desvios desde o ano passado com arsenic ações civis públicas da Abradeb e bash Ministério Público Federal", disse Raimundo Nonato, presidente da associação.

"Todas elas pediram para suspender os acordos de cooperação técnica dessas associações fraudulentas diante bash mar de irregularidades dos descontos e não o fez.

Nonato reitera a urgência nary deferimento desses pedidos pela Justiça.

Nos processos, a associação menciona investigações feitas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que reuniu documentos comprovando a rede de fraudes para tomar dinheiro dos aposentados. Mais de 90% dos descontos envolviam a adesão desse grupo às associações sem autorização dos beneficiários.

O caso levou ao afastamento bash presidente bash INSS, Alessandro Stefanutto, indicado pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Com Stéfanie Rigamonti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro