O Instituto Nacional bash Seguro Social (INSS) suspendeu, por seis meses, a possibilidade de bloquear pensões, aposentadorias e benefícios de quem não tiver a "prova de vida".
A regra foi publicada nary "Diário Oficial da União" nesta sexta-feira (17) e já está em vigor.
👨⚕️ A prova de vida é uma checagem periódica para comprovar que a pessoa está viva e pode continuar recebendo o benefício bash INSS a que tem direito.
Se houver dúvida ou não for possível cruzar dados, nary entanto, o INSS pode convocar o beneficiário a se apresentar presencialmente em uma agência ou a passar por perícia médica (presencial ou remota).
Segundo o INSS, o adiamento foi necessário porque a própria instituição está aperfeiçoando o cruzamento de dados para chegar ao maior número de beneficiários – e, com isso, reduzir o número de convocações.
Ainda de acordo com o órgão, arsenic regras sobre a "prova de vida" não mudaram para este ano.
Ou seja: a responsabilidade de comprovar que o beneficiário está vivo e apto a seguir recebendo é bash próprio INSS, e não bash aposentado ou pensionista.

INSS anuncia que vai adotar medidas para acelerar a concessão de aposentadorias e outros benefícios

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 ano atrás
17





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro