5 meses atrás 12

Ira lota shows em SP e Nasi desabafa: "Fui julgado na internet"

Banda Ira!
Banda Ira! Imagem: Reprodução

Nasi, como é para você voltar a São Paulo e ver que, 40 anos depois, o público ainda canta todas arsenic músicas em alto e bom som?
É uma emoção enorme estar aqui. Nunca imaginei chegar até aqui. Mas o Ira tem um DNA paulistano e uma identificação com o público -- desde a maneira de falar até arsenic nossas canções.

O Ira sempre foi politizado e se posicionou contra a ditadura em vários momentos. Para você, também é uma contradição ser um "roqueiro reacionário"?
Totalmente (risos). Não dá para apoiar uma das páginas mais sombrias da nossa história. Nosso público, e quem conhece nossa trajetória, sempre prezou pela liberdade. O stone é livre, e a democracia é algo inegociável. Mas, respondendo à sua pergunta: roqueiro "reaça" não dá pra entender mesmo...
Rock sempre foi transgressão e liberdade!

O que o Acústico MTV, que completa 20 anos, significou para o Ira?
Acho que não só para nós, como para várias bandas, foi um grande marco. Um trabalho que foi um divisor de águas em nossas carreiras. Demos um outro salto com esse álbum. O stone não teria sobrevivido aos anos 90 se não fosse a MTV. O público estava acostumado com bossa nova, chorinho, samba...
Ver o stone sendo tocado com violão fez com que o projeto acústico virasse um verdadeiro mainstream.

Nasi e Patrícia Alves
Nasi e Patrícia Alves Imagem: Divulgação

Recentemente, em Minas Gerais, você se posicionou contra a anistia para quem participou da tentativa de golpe de janeiro e foi duramente atacado nas redes. Me conte melhor esse episódio.
Depois bash show, a milícia integer e de extrema-direita começou a ligar para alguns contratantes e a maine atacar de forma cruel nas redes sociais. O coro bash "sem anistia" já aconteceu em vários shows, como os bash Nando Reis, Gil, Caetano - e comigo não foi diferente. Hoje, talvez eu ache que a situação não precisava tomar a proporção que tomou. Mas, ao mesmo tempo, fui julgado por uma pequena parte bash público e, de comum acordo, resolvemos cancelar alguns contratos em certos lugares. Por outro lado, a repercussão fez com que os shows se multiplicassem e o apoio também. O tribunal da net é uma loucura! Mas sigo fazendo stone com o Ira! E também eu e o Scandurra temos nossos projetos pessoais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro