1 mês atrás 12

Israel intercepta barcos de ativistas que se dirigiam para Gaza

A flotilha, chamada Global Sumud, é formada por ao menos 44 barcos civis com cerca de 500 pessoas. Os organizadores dizem que o grupo está transportando ajuda humanitária para Gaza.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel associou as embarcações ao grupo Hamas. Em um post no X, o órgão disse que vários barcos foram parados e que os passageiros estavam sendo levados em segurança para um porto israelense.

"Greta e seus amigos estão seguros e saudáveis", publicou.

O governo de Israel não informou quantos barcos foram interceptados. O g1 entrou em contato com as Forças de Defesa de Israel e aguarda retorno.

Até a última atualização desta reportagem, pelo menos 20 barcos seguiam em direção à Faixa de Gaza, segundo a agência Reuters. Por volta das 16h desta quarta-feira, no horário de Brasília, os ativistas afirmaram que estavam a menos de 150 km do território palestino.

Em uma rede social, a Global Sumud afirmou que os barcos estavam sendo ilegalmente interceptados. Segundo o grupo, câmeras de monitoramento das embarcações foram desligadas.

Os ativistas declararam ainda que os demais barcos continuariam navegando rumo à Gaza apesar dos pedidos de Israel de interromper a viagem.

O governo israelense informou que a Marinha alertou a flotilha sobre a aproximação a uma zona de combate ativa, pedindo para que os ativistas mudassem a rota. Segundo Israel, foi oferecida mais de uma vez ao grupo a possibilidade de transferir ajuda humanitária por canais seguros até Gaza.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro