8 horas atrás 1

Japão convoca embaixador da China após diplomata chinês defender 'decapitar' premiê japonesa

Crise diplomática entre os vizinhos asiáticos, iniciada após comentários da premiê Sane Takaichi sobre Taiwan, aprofundou-se ainda mais nas últimas horas. Governo chinês também convocou embaixador japonês.


Primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi. — Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File Photo

O Japão convocou nesta sexta-feira (14) o embaixador chinês em Tóquio para explicações após um diplomata da China ter defendido a "decapitação" da nova premiê japonesa, Sanae Takaichi, o que aprofundou ainda mais a crise diplomática entre os dois países asiáticos desencadeada há uma semana.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse, em comunicado, que convocou o embaixador Wu Jianghao "e fez um forte protesto contra as declarações extremamente inadequadas" feitas pelo cônsul-geral de Pequim em Osaka, Xue Jian, que pediu "a decapitação" de Takaichi em uma publicação online, que Jian removeu horas depois.

Takaichi provocou uma crise diplomática com a China ao afirmar no Parlamento japonês, na sexta-feira passada (7), que um ataque chinês contra Taiwan poderia representar uma “situação que ameaça a sobrevivência” e desencadear uma possível resposta militar de Tóquio.

A China também convocou o embaixador do Japão nesta sexta-feira por conta dos comentários feitos por Takaichi.

A China reivindica Taiwan —ilha separatista com governo democrático próprio— como parte de seu território e não descarta o uso da força para tomar o controle do território. Taiwan rejeita as reivindicações de Pequim e afirma que apenas seu povo pode decidir o futuro da ilha.

Na quarta-feira, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que o Japão está "dando passos errados" por condecorar uma autoridade taiwanesa, e recomendou que o governo japonês tenha "prudência" sobre Taiwan, que chamou de "linha vermelha que não pode ser ultrapassada".

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro