1 ano atrás 80

Japão pousa sonda na Lua e se torna 5ª nação do mundo a conseguir feito

Sonda foi projetada com ajuda de empresa que criou brinquedos dos Transformers. O auxílio foi dado pela Takara Tomy porque a Jaxa queria reduzir o peso e o tamanho do equipamento que enviaria à Lua.

O equipamento tem formato esférico, diâmetro de cerca de 8 centímetros e pode se alongar. Esse design permite que a sonda se mova mais facilmente na superfície rochosa da Lua.

Sucesso de pouso reverte má fase do setor aeroespacial japonês. Isso porque o país acumula duas tentativas de pouso e vários lançamentos de foguetes mal-sucedidos. Em 2022, o Japão enviou, sem sucesso, a sonda lunar Omotenashi como parte da missão americana Artemis 1.

Origem da Lua

O módulo de pouso vai tentar entrar em cratera para acessar a camada interna da Lua. "As rochas expostas são cruciais para a investigação sobre a origem da Lua e da Terra", disse Tomokatsu Morota, professor da Universidade de Tóquio especializado em exploração lunar e planetária, à AFP.

A missão também quer entender o mistério sobre a possível presença de água no satélite, fator-chave para a eventual construção de bases lunares. "A possibilidade da comercialização lunar depende da existência de água nos polos", afirmou Morota.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro