1 semana atrás 6

João Fonseca reage, vence argentino e se classifica para as quartas de final do ATP 250 de Buenos Aires

João Fonseca mostrou poder de reação nesta quinta-feira em sua segunda partida no ATP 250 de Buenos Aires. O jovem brasileiro entrou desligado no primeiro set e precisou buscar a virada para superar o argentino Federico Coria por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/2, no saibro da capital argentina.A vitória garante o brasileiro nas quartas de final de um torneio da ATP pela terceira vez em sua carreira, como fizera no Rio Open e em Bucareste, ambos em 2024. Ele se tornou o mais jovem a alcançar tal fase da competição argentina desde o francês Richard Gasquet, em 2004. De quebra, ele pode aparecer no 89ª lugar do ranking na próxima atualização, o que será a melhor posição em sua trajetória entre os profissionais.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

João Fonseca mostrou poder de reação nesta quinta-feira em sua segunda partida no ATP 250 de Buenos Aires. O jovem brasileiro entrou desligado no primeiro set e precisou buscar a virada para superar o argentino Federico Coria por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/2, no saibro da capital argentina.

A vitória garante o brasileiro nas quartas de final de um torneio da ATP pela terceira vez em sua carreira, como fizera no Rio Open e em Bucareste, ambos em 2024. Ele se tornou o mais jovem a alcançar tal fase da competição argentina desde o francês Richard Gasquet, em 2004. De quebra, ele pode aparecer no 89ª lugar do ranking na próxima atualização, o que será a melhor posição em sua trajetória entre os profissionais.

LEIA TAMBÉM: João Fonseca derruba argentino em estreia no ATP 250 de Buenos Aires.

Nas quartas de final, o tenista de apenas 18 anos vai enfrentar o vencedor do confronto entre o local Mariano Navone e o dinamarquês Holger Rune, ex-número quatro do mundo e atual 12º. A partida será disputada na sexta (14), às 15h. Se avançar na chave, Fonseca poderá vir a fazer um duelo totalmente brasileiro com Thiago Wild, atual número 1 do País, na semifinal.

Thiago Wild confirmou a classificação na quarta-feira (12) com a vitória por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) eliminando o argentino Sebastián Báez. Wild enfrenta na sexta-feira (14), às 13h30min, o sérvio número 112 do mundo, Laslo Dere.

Disputado na quadra central do torneio, o jogo desta quinta começou com superioridade do tenista da casa, que apostava em variações para surpreender o brasileiro. Ele evitava as trocas de bola de fundo de quadra, ponto forte de Fonseca, enquanto o brasileiro cometia mais erros do que de costume. A estratégia deu certo nos primeiros games e Coria obteve a primeira quebra de saque da partida e abriu 3/0 no primeiro set.

O jovem tenista esboçou reação no quinto game, quando devolveu a quebra, reequilibrando a partida. Mas o atleta da casa respondeu na sequência, repetindo a jogada. Fonseca elevava o nível de agressividade nos golpes e aumentava também o número de erros não forçados, que chegaram a 19 ao fim do set - Coria anotou apenas cinco e fechou a parcial.

O segundo set teve início com o brasileiro ainda tenso em quadra, errando bolas que vinha acertando com facilidade no jogo anterior. No entanto, Fonseca buscava caminhos para reagir e aproveitou uma série de falhas do argentino para se impor em quadra no terceiro game: 2/1.

Mesmo longe dos seus melhores dias, Fonseca seguia apostando na força. Um dos seus saques alcançou 222 km/h. Aos poucos, o brasileiro fez ajustes em sua estratégia, demonstrou certa paciência e trocou a pancadaria por golpes mais precisos e de menor velocidade. A tática funcionou e garantiu o empate na partida.

Os ajustes se aprimoraram no terceiro set e Fonseca, aos poucos, assumiu o controle da partida. Ele se impôs no saque do argentino no terceiro game e abriu 3/1 na sequência. Mais confiante, o brasileiro passou a distribuir bolas vencedoras de todos os cantos da quadra. Uma nova quebra encaminhou a virada após 2h12min de confronto.

“Foi um jogo mais duro [do que a estreia]. Ontem eu estava me sentindo melhor na quadra, hoje não estava muito bem, errando algumas bolas fáceis, um pouco mais nervoso. Mas estou muito feliz como lutei até o fim, a mentalidade de pensar positivo, pensar em coisas boas, mudar meu jogo após o primeiro set. Agora preciso descansar e focar para amanhã”, afirmou o brasileiro.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro