2 horas atrás 1

Jornalista portuguesa Mafalda Anjos é a nova colunista da Folha

A jornalista portuguesa Mafalda Anjos, 50, é a nova colunista da Folha. As publicações acontecerão a partir deste domingo (18) e vão intercalar, a cada semana, os formatos em texto e em vídeos, que serão veiculados no site do jornal e nas redes sociais. Na edição impressa, a coluna será publicada quinzenalmente às segundas-feiras.

Mafalda tratará de temas políticos, em um ano de eleições no Brasil e em Portugal.

"Os leitores podem esperar independência e liberdade, valores fundamentais para qualquer jornalista", diz ela. "Acho que posso trazer à Folha um olhar mais europeu e, em especial, português, com a história que os dois países têm em comum e que ainda têm por refletir, sobre assuntos e problemas comuns, sejam eles globais ou específicos de comunidades portuguesas no Brasil ou brasileiras em Portugal."

Mafalda desenvolve seu trabalho em diferentes plataformas: é comentarista da CNN Portugal, da rádio Antena 1 e apresenta o podcast Anatomia do Ressentimento, na RTP. Nele, faz uma investigação sobre esse afeto predominante no debate político, que motiva a ascensão de diversas formas de populismo no mundo contemporâneo, segundo a jornalista.

Nascida no município de Oeiras, Mafalda hoje vive em Lisboa. Formou-se, em 1998, em direito na Universidade de Lisboa e começou a carreira como jornalista na revista Exame, com passagens por Focus e Semanário Econômico.

Colunas

Receba no seu email uma seleção de colunas da Folha

Em 2008, tornou-se editora da revista principal do jornal Expresso, um dos mais importantes de Portugal. Sete anos mais tarde, assumiu o cargo de diretora da revista semanal Visão, onde ficou até 2023. No ano seguinte, lançou o livro "Cartas a Um Jovem Decente", pela editora Contraponto.

A estreia da colunista acontece em meio a uma das eleições mais disputadas em Portugal nos últimos tempos. Ao todo, são 11 candidatos, entre eles André Ventura, do Chega, partido de ultradireita, e o almirante Henrique Gouveia e Melo, um outsider.

"É uma corrida eleitoral que pode marcar uma ruptura, a depender do desfecho, que neste momento é imprevisível. Temos cinco candidatos em empate técnico", diz.

O vencedor substituirá o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no cargo há uma década.

Mafalda conta ter relação estreita com o Brasil, onde tem amigos. Viajou diversas vezes ao país e diz ter sido formada pela cultura brasileira, em especial pelas canções de Chico Buarque. "Sempre consumi muito jornalismo do Brasil, sobretudo a Folha, que é uma referência global", afirma a jornalista. "Os brasileiros são mestres na comunicação, porque não são pretensiosos na escrita e na forma de se comunicar. É um conselho que eu dou sempre que edito alguém. Os brasileiros têm muito a ensinar aos portugueses."

Colunistas de Política

  • Segunda-feira: Lara Mesquita e Mafalda Anjos (em revezamento)
  • Terça-feira: Joel Pinheiro da Fonseca
  • Quarta-feira: Elio Gaspari
  • Quinta-feira: Conrado Hübner Mendes
  • Sexta-feira: Marcos Augusto Gonçalves
  • Sábado: Demétrio Magnoli
  • Domingo: Celso Rocha de Barros
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro