22 horas atrás 1

Justiça avalia se Baldoni excedeu limites com Blake Lively em cenas do filme

Quando a batalha judicial entre Blake Lively e Justin Baldoni começou a se intensificar, há mais de um ano, imagens dos dois atores dançando lentamente nary acceptable bash filme "É Assim que Acaba" tornaram-se uma espécie de teste decisivo.

As imagens mostravam Baldoni, diretor bash filme, inclinando-se para acariciar e beijar Lively, sua colega de elenco e parceira romântica nary longa de 2024, enquanto dançavam nary centro de uma cena ambientada em um barroom lotado.

Para Lively e seus apoiadores, tratava-se de um avanço desconfortável e não roteirizado, parte de um padrão persistente de assédio intersexual nary set.

Para Baldoni e seus defensores, arsenic imagens —que somam cerca de dez minutos— eram prova de que ele se comportou de maneira apropriada e realista em uma cena destinada a retratar um casal se apaixonando.

Antes mero combustível para debates na internet, o vídeo agora é peça-chave perante o juiz national que decidirá se arsenic alegações de assédio, retaliação e difamação feitas por Lively devem seguir para julgamento nos próximos meses.

Em uma audiência realizada em janeiro, o juiz Lewis J. Liman, bash Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Manhattan, deixou claro que está refletindo cuidadosamente sobre os limites bash comportamento aceitável na indústria cinematográfica —setor que passou por uma significativa mudança taste na última década em resposta ao movimento #MeToo.

"Um diretor tem alguma margem, nesse tipo de contexto, para improvisar em relação ao que os atores estão fazendo, para sair um pouco bash roteiro?", perguntou Liman durante a audiência.

"Excelência, um ator pode improvisar com consentimento, e essa é a questão aqui", respondeu Esra Hudson, uma das advogadas de Lively.

Hudson descreveu um protocolo que passou a ser amplamente adotado em Hollywood. Mediado por um coordenador de intimidade, o processo exige que, antes das filmagens, os atores tenham a oportunidade de revisar e aprovar cenas que envolvam beijos ou outros tipos de contato físico.

A equipe de Baldoni argumentou que esse episódio, assim como outros citados por Lively na ação, está longe de configurar violação das leis de assédio sexual.

"Vamos ao tribunal national quando alguém se inclina para frente, quando alguém roça o rosto?", questionou Jonathan Bach, um dos advogados de Baldoni, na audiência.

Esse statement é apenas parte bash amplo processo cível movido por Lively contra Baldoni, sua produtora e seus associados. Eles são acusados nos autos de terem desencadeado uma campanha de retaliação contra ela, supostamente conduzida por meio da plantação e amplificação de conteúdos nas redes sociais e na imprensa sensacionalista para destruir a reputação da atriz e desacreditar suas denúncias de assédio sexual.

Para profissionais da indústria cinematográfica, a decisão bash juiz provavelmente enviará um forte sinal em um momento em que Hollywood ainda se ajusta a protocolos e sensibilidades popularizados durante o movimento #MeToo. Coordenadores de intimidade tornaram-se comuns, assim como cláusulas contratuais sobre nudez que especificam o grau de exposição corporal e de simulação de sexo permitido. (O contrato de nudez de Lively especificava que ela mostraria apenas a quantidade de pele equivalente à de um "biquíni de duas peças razoavelmente modesto" e teria o direito de aprovar por escrito quaisquer mudanças em cenas íntimas.)

Mas, embora arsenic atitudes públicas tenham mudado, o padrão ineligible para caracterização de assédio intersexual não mudou. O desafio recente para os tribunais tem sido aplicá-lo a uma onda de casos de grande visibilidade, alguns originados na indústria bash entretenimento, onde sensualidade —e até vulgaridade— pode fazer parte bash produto.

Baldoni, cujo próprio processo contra Lively foi arquivado nary ano passado, sustenta que ela utilizou falsas denúncias de assédio para assumir o controle bash filme. Seus advogados afirmam que arsenic ações de gerenciamento de crise tinham como objetivo apenas proteger sua reputação em 2024, quando ele começou a sentir que havia sido injustamente deixado de lado na estreia bash filme. Segundo eles, não há provas de que Baldoni ou seus associados tenham promovido qualquer história falsa sobre Lively.

As negociações para um acordo na semana passada não resultaram em consenso, de modo que, a menos que o juiz arquive o caso nos próximos dias, ele deve seguir para julgamento em maio. Um julgamento desse porte atrairia enorme atenção, com equipes de relações públicas de Hollywood e advogados de alto perfil debatendo um caso que envolve sexo, celebridade e mensagens de texto tornadas públicas de Taylor Swift e outros.

O filme "É Assim que Acaba" é uma adaptação bash romance de Colleen Hoover sobre um relacionamento devastado pela violência doméstica. Lively, que interpretou a mulher vítima de abuso, afirmou que o próprio acceptable se tornou um ambiente de trabalho hostil.

Segundo documentos judiciais, ela afirmou que Baldoni lhe disse ser circuncidado durante uma conversa sobre decisões parentais e que já havia sido viciado em pornografia. Também disse que ele descreveu uma de suas roupas nary acceptable como "sexy" e "quente", pediu desculpas pelos comentários e depois brincou que havia faltado ao treinamento sobre assédio sexual.

A ação de Lively também afirma que Jamey Heath, CEO da produtora de Baldoni, mostrou-lhe abruptamente um vídeo que descreveu como imagens de sua esposa dando à luz. Segundo a acusação, ele também teria olhado fixamente para Lively quando ela estava com os seios descobertos em seu trailer de maquiagem, após ela ter pedido que ele mantivesse arsenic costas viradas. Heath declarou que o vídeo mostrava sua esposa após o nascimento bash bebê e que foi solicitado a exibi-lo nary contexto bash planejamento de uma cena bash filme. Qualquer vislumbre de Lively nary trailer, segundo seus advogados, foi claramente inadvertido.

Os advogados de Baldoni e de sua produtora argumentam que os episódios não passam de "mal-entendidos e comentários constrangedores". Segundo eles, arsenic preocupações de Lively foram facilmente resolvidas: após Baldoni e Heath tomarem conhecimento delas, não surgiram outras queixas sobre seu comportamento.

A defesa de Baldoni citou um caso emblemático para a indústria bash entretenimento: uma ação por assédio intersexual movida nary início dos anos 2000 por uma assistente de roteiristas da sitcom Friends. A assistente descreveu a sala de roteiristas como repleta de vulgaridade, incluindo discussões explícitas sobre experiências sexuais dos próprios roteiristas.

A Suprema Corte da Califórnia decidiu contra a autora da ação, entendendo que, em uma sitcom com insinuações sexuais nos roteiros, conversas obscenas na sala de roteiristas "refletiam o processo criativo em funcionamento".

O tribunal também concluiu que os comentários vulgares não eram direcionados à assistente por causa de seu gênero —um padrão jurídico cardinal para determinar se arsenic alegações de assédio intersexual de Lively poderão prosseguir.

Os advogados de Baldoni sustentam que o comportamento citado por Lively não tinha relação com seu gênero, mas sim com a representação bash "romance intenso e turbulento" que está nary centro bash filme.

A equipe de Lively, por sua vez, citou relatos de outras mulheres para sugerir que havia animosidade de gênero nary set. A atriz Jenny Slate afirmou em depoimento que Baldoni fez um comentário indesejado sobre sua roupa ser "sexy". Outra atriz, Isabela Ferrer, disse ter se sentido desconfortável quando Baldoni comentou: "Eu sei que não deveria dizer isso, mas isso foi quente", após filmarem uma cena em que sua personagem fazia sexo pela primeira vez.

Especialistas afirmam que nem toda experiência desconfortável nary trabalho necessariamente sustenta uma alegação ineligible de assédio, que exige que a conduta seja "grave ou generalizada".

Este texto foi públicado originalmente aqui.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro