5 dias atrás 2

Justiça determina avaliação de integridade das provas do caso Americanas

As defesas dos executivos denunciados dizem que há conflito de interesses, pois as provas serão processadas pela consultoria que foi contratada pelas Americanas. A Ernst & Young prestou serviços de tecnologia e investigação forense ao comitê independente criado pela varejista em 2023 para investigar a fraude.

Os advogados afirmam ainda que as provas podem ser consideradas ilegais. Isso porque elas não foram coletadas pela PF e não há garantia de que os dados não foram alterados, dizem. O questionamento motivou a determinação para que a integridade das provas seja avaliada.

O que dizem as Lojas Americanas

Em nota, a varejista diz que entregou todos os dados de seus servidores e equipamentos. "Qualquer insinuação em sentido contrário não passa de repudiável tentativa daqueles que vêm sendo acusados de fraudar a companhia de evitar sua responsabilização judicial", diz a empresa.

A Americanas informa que, cumprindo rigorosamente determinações judiciais e das demais autoridades competentes, entregou às autoridades a integralidade dos dados dos seus servidores e equipamentos corporativos. As autoridades têm, portanto, à sua disposição uma cópia fiel e integral das informações extraídas. Qualquer insinuação em sentido contrário não passa de repudiável tentativa daqueles que vêm sendo acusados de fraudar a Companhia de evitar sua responsabilização judicial. A Companhia reafirma que é a maior interessada no esclarecimento dos fatos e continuará cooperando, de forma incondicional, com todas as frentes de investigações.
Americanas, em nota

A EY disse que não foi intimada pela Justiça. Disse também que segue "protocolos rígidos para aceitação de novos trabalhos, que incluem uma análise criteriosa sobre eventuais conflitos de interesse e de independência" e que tem compromisso com "os mais altos padrões de ética, independência e conformidade regulatória".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro