10 meses atrás 28

Kings League: saiba o que é o torneio, como surgiu e a relação com streamers

A Kings League é uma liga e competição mundial de futebol society que mistura atletas profissionais, ex-jogadores e streamers em partidas rápidas. Criada pelo ex-zagueiro Gerard Piqué, ela conta com regras inovadoras e dinâmicas, além da presença de figuras como Casillas, James Rodríguez e do streamer Gaules, atraindo tanto fãs de futebol quanto uma audiência jovem ligada ao entretenimento online. O torneio pode ser assistido via Twitch, YouTube, ESPN e Disney+.

Neste ano, a Kings League está realizando a Kings World Cup Nations 2025, torneio voltado para seleções nacionais. O Brasil está classificado para a fase de semifinais e é um dos favoritos ao título, que será decidido neste final se semana. A seguir, saiba tudo sobre a Copa do Mundo da modalidade.

 Divulgação/Kings League Brasil Saiba tudo sobre a Kings League: história, jogos, streamers e mais — Foto: Divulgação/Kings League Brasil

A Kings League é um torneio mundial de futebol society, também conhecido como futebol 7 ou fut7. Organizado pela Kings League, a edição atual é chamada Kings World Cup Nations 2025. Isso porque, em vez de clubes, ela reúne ex-jogadores de futebol, atletas em atividade e criadores de conteúdo em 16 seleções nacionais, incluindo o Brasil.

O torneio tem regras um pouco diferentes do futebol tradicional, com as partidas divididas em dois tempos de 20 minutos. Assim como no hóquei no gelo, os jogos começam com apenas um jogador de linha e o goleiro em cada time, e um novo atleta entra em quadra a cada minuto até totalizar sete jogadores de cada lado.

 Divulgação/Kings League Brasil Kings League reúne 16 seleções em disputas de futebol de 7 — Foto: Divulgação/Kings League Brasil

Os treinadores também podem usar "armas secretas", que incluem "shootouts" e punições, enquanto os presidentes dos times eventualmente entram em campo para cobrar um pênalti. Nos dois últimos minutos, os gols valem o dobro, exceto se o placar estiver empatado. Então aplica-se a regra do "gol de ouro" e quem marcar primeiro vence.

Os times são presididos por grandes nomes do futebol, como os ex-goleiros Buffon e Iker Casillas, além de James Rodríguez, atualmente sem clube, e influenciadores. Ainda incluem jovens talentos e vários profissionais de fut7, como o brasileiro Kelvin Oliveira — melhor jogador da modalidade e campeão mundial em 2021.

Como surgiu a Kings League?

A Kings League foi anunciada em novembro de 2022, logo após o zagueiro Gerard Piqué, ex-Barcelona e seleção espanhola, se aposentar. A liga é organizada em parceria com Ibai Llanos, o streamer mais famoso da Espanha e nasceu como uma alternativa ao futebol tradicional, segundo CEO Oriol Querol, ao The Athletic.

"Noventa minutos se tornaram muito tempo, e, às vezes, uma partida pode terminar 0-0. Conhecíamos criadores de conteúdo, então decidimos combinar os dois mundos", explicou Querol. Outros influenciadores aderiram rapidamente à ideia.

O formato da Kings League inspirou, inclusive, um modo inédito no EA Sports FC, chamado Rush. Nele, o campo é menor e limitado a dois times de cinco jogadores em disputas de sete minutos. Suas regras incluem impedimento no último terço do campo, cartão azul e shootouts.

 Divulgação/Kings League Brasil Ex-zagueiro espanhol Gerard Piqué é um dos fundadores da Kings League — Foto: Divulgação/Kings League Brasil

Streamers na Kings League World Cup Nations 2025

Streamers como Gaules, Allan "O Estagiário", DJ Mario e outros têm um impacto significativo na competição. Eles atuam como "presidentes" das equipes, podendo influenciar o resultado do jogo com pênaltis e outras estratégias. Além disso, ajudam a atrair uma audiência mais jovem e a aumentar a popularidade do torneio, que tem um formato mais dinâmico e foco no entretenimento.

A competição combina o formato de futebol 7 com regras revisitadas. Na vitória contra a Coreia do Sul, Gaules representou a seleção brasileira ao usar a carta "Pênalti do Presidente" e converter a penalidade máxima com um golaço. O momento viralizou na web e você pode conferir abaixo:

Onde assistir à Kings League

A Kings World Cup Nations 2025 pode ser assistida na ESPN, Disney+, YouTube e Twitch. Os canais oficiais da Kings League e dos streamers, como Gaules, CazéTV e O Estagiário, transmitem as partidas ao vivo, permitindo que os fãs acompanhem a competição de perto.

 Divulgação/Kings League Brasil Allan, Gaules e Cris Guedes comandam a transmissão no YouTube e na Twitch — Foto: Divulgação/Kings League Brasil

Para assistir, é preciso buscar por um dos canais em uma das plataformas mencionadas e procurar pela exibição do torneio. No caso da CazéTV, os jogos também estão disponíveis na Amazon Prime Video (para assinantes) e no canal 2000 do Samsung TV Plus.

Na edição de 2025, restam apenas quatro seleções na disputa. O Brasil enfrenta o México nesta sexta-feira (10), às 15h (horário de Brasília), pelas semifinais. Se avançar, enfrentará Marrocos ou Colômbia na decisão, marcada para domingo (12), na Allianz Arena, em Turim. O campeão levará a taça e um prêmio de US$ 1 milhão (mais de R$ 6 milhões em conversão direta).

 5 jogos que fazem sucesso na plataforma

Twitch: 5 jogos que fazem sucesso na plataforma

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro