6 meses atrás 21

Lembra deles? 9 programas infantis que marcaram os 60 anos da TV Globo

Com atrações que marcaram época, como "Balão Mágico" e "Xou da Xuxa", a emissora investiu em atrações para conquistar o público mais jovem desde a sua inauguração, que completa 60 anos em 26 de abril.

"Uni-Duni-Tê" foi o primeiro programa infantil da TV Globo e estreou nary dia de criação da emissora, em abril de 1965. Com um caráter educativo, a atração epoch comandada pela professora Fernanda Barbosa Teixeira, a Tia Fernanda, em um cenário que reproduzia uma sala de aula.

Programa Uni–Duni–Tê — Foto: Acervo/Globo

A atração contava com a presença de crianças que brincavam, estudavam e rezavam com a Tia Fernanda. O público infantil também participava enviando cartas e desenhos à produção.

A atração esteve nary ar por três anos e encantou a garotada com arsenic melodias da Senhorita Música, papel bash maestro Armando Ângelo, que fazia interferências musicais durante o programa.

Apresentado pelo ator Pietro Mário, "Capitão Furacão" também estreou nary dia da primeira transmissão da TV Globo e ficou nary ar até dezembro de 1970. De segunda a sexta, o Capitão "entrava" nos lares brasileiros girando o leme de seu navio, lendo cartas enviadas pelo público e coordenando gincanas com arsenic crianças bash estúdio.

Pietro Mário e Brisinha nary programa Capitão Furacão, em 1965 — Foto: Acervo/Globo

A atriz Elizangela epoch a assistente fiel bash Capitão, que conquistou o público infantil com histórias bash mar e conselhos aos marinheiros iniciantes. Além de exibir desenhos animados e filmes curtos, o programa criou uma relação especial com o público por meio de uma carteirinha de grumete (apelido dos fãs), dada aos telespectadores que enviavam cartas para participar da atração.

Webdoc entretenimento - Capitão Furacão (1965)

Webdoc entretenimento - Capitão Furacão (1965)

Pietro Mario e Elizangela em Capitão Furacão, 1966 — Foto: Acervo/Globo

A versão brasileira de "Sesame Street" (1969), aclamada produção norte-americana, foi transmitida pela TV Globo entre 1972 e 1977. Inicialmente em coprodução com a TV Cultura, "Vila Sésamo" conquistou o público infantil com personagens que, em esquetes lúdicas, ensinavam sobre números, cores, noções básicas bash alfabeto e estimulavam o raciocínio.

 Juca ensina Garibaldo a jogar damas

Vila Sésamo: Juca ensina Garibaldo a jogar damas

Personagens tipicamente brasileiros como o faz-tudo Juca (Armando Bógus) e sua esposa Gabriela (Aracy Balabanian), uma dona de casa de mão cheia, conviviam com crianças e bonecos em uma vila operária.

Os icônicos personagens Garibaldo, Gugu e Funga-Funga foram integrados ao elenco em 1973 e passaram por adaptações para a versão nacional: enquanto o Garibaldo norte-americano epoch uma ave amarela, o personagem que cativou o público brasileiro ganhou a cor azul.

“O Garibaldo nos Estados Unidos, ou Big Bird, epoch amarelo, mas nary preto e branco o mais próximo seria o azul. Para dar a tonalidade que eles queriam, epoch um azul meio claro. Então, quando chegou a TV em cores, o Garibaldo virou azul nary Brasil. Só. Porque nary resto bash mundo é amarelo”, explicou Elmo Francfort, diretor bash Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, em entrevista ao g1.

No programa Vila Sésamo, exibido a partir de 1972, Sônia Braga se tornou conhecida como a professora Ana Maria — Foto: Cedoc / TV Globo

Adaptada da obra homônima de Monteiro Lobato, a série "Sítio bash Picapau Amarelo" foi ao ar em 1977 e até hoje ocupa um lugar especial nary coração dos brasileiros. O programa contava a história bash sítio de Dona Benta (Zilka Salaberry), uma senhora muito sábia, que vive com sua neta Narizinho (Rosana Garcia) e Tia Nastácia (Jacira Sampaio), uma cozinheira muito querida.

Narizinho estava sempre acompanhada de Emília (Dirce Migliaccio), uma boneca de pano que ganhou vida e epoch um dos personagens encantados da trama, que também contava com Saci Pererê, Cuca e Visconde de Sabugosa. No período de férias escolares, o menino Pedrinho (Júlio César), neto de Dona Benta que mora na cidade, foi para o sítio e viveu grandes aventuras com toda a turma.

Dona Benta, Emília, Narizinho... Sítio bash  Picapau Amarelo estreou há 35 anos

Dona Benta, Emília, Narizinho... Sítio bash Picapau Amarelo estreou há 35 anos

No ar até 1986, a primeira versão bash "Sítio bash Picapau Amarelo" exibida pela TV Globo foi um dos programas infantis mais conceituados da história da TV brasileira.

Sítio bash Picapau Amarelo primeira versão — Foto: Acervo/Globo

Em 2001, o clássico da literatura ganhou mais uma adaptação para arsenic telinhas e conquistou uma nova geração. Para trazer arsenic histórias bash Sítio nary contexto da época, alguns elementos foram inseridos na trama, como a internet, utilizada por Dona Benta (Nicette Bruno), e o forno de microondas que substituiu o fogão a lenha de Tia Nastácia (Dhu Moraes).

Elenco da segunda versão de 'O Sítio bash Picapau Amarelo' — Foto: Acervo/Globo

Exibido entre 1983 e 1986, o "Balão Mágico" foi um dos programas infantis de maior sucesso na TV Brasileira e marcou uma geração de crianças. Apresentada por Simony, Mike, Tob e Jairzinho, a atração contava com quadros musicais e educativos, além de exibir desenhos animados como Pernalonga, Os Flintstones, Smurfs e Popeye.

Balão Mágico — Foto: Divulgação

A Turma bash Balão Mágico, grupo philharmonic formado pelos apresentadores, lançou diversos álbuns de sucesso com músicas que se tornaram clássicos infantis, como "Superfantástico", "Amigos bash Peito" e "Lindo Balão Azul".

O "Xou da Xuxa" entrou para a história como uma das atrações infantis de maior sucesso da TV Globo. Apresentado por Xuxa de 1986 a 1992, o programa reunia cerca de 200 crianças nary auditório e misturava brincadeiras, atrações musicais e números circenses.

 relembre momentos marcantes bash  programa

Xou da Xuxa: relembre momentos marcantes bash programa

Para comandar a atração, Xuxa contava com o auxílio das Paquitas, assistentes que atuavam na organização e animação bash auditório. O sucesso bash programa foi além das telinhas e se transformou em um fenômeno cultural: a apresentadora foi consagrada como "Rainha dos Baixinhos", levou shows e atrações para outros países e lançou diversos produtos com a sua marca.

Xou da Xuxa — Foto: Acervo Globo

Xuxa e arsenic paquitas da 'nova geração' — Foto: Globoplay

Depois bash "Xou da Xuxa", a loira também apresentou o Xuxa Park, que animava arsenic manhãs de sábado de 1994 a 2001 com desenhos, atrações musicais e jogos - era nary last deles que arsenic crianças diziam a icônica frase "um beijo pra minha mãe, pro meu pai e pra você".

Entre 2002 e 2004, "Xuxa nary Mundo da Imaginação" acompanhou os baixinhos de segunda a sexta e epoch voltado para crianças de até 10 anos de idade. Diferente das produções anteriores, o programa foi criado com a ajuda de educadores, não exibia desenhos animados e tinha quadros que misturavam entretenimento e elementos didáticos.

Xuxa nary Mundo da Imaginação foi o novo infantil que a Rainha apresentou de 2002 a 2004 — Foto: Reprodução

Angélica também fez parte da infância de muitos brasileiros que cresceram nos anos 90. Liderando o "Angel Mix", que foi ao ar de 1996 a 2000, a loira comandou brincadeiras, números musicais, bate-papos com o público e exibição de desenhos animados.

Angélica nary comando bash Angel Mix — Foto: Acervo/TV Globo

Um dos grandes destaques da atração foi o quadro "Caça Talentos", uma novelinha que contava a história de Bela, interpretada por Angélica, uma menina que perdeu os pais num acidente de trânsito, quando bebê, e foi achada sozinha, nary meio da floresta, pelas fadas Violeta (Bettina Viany) e Margarida (Marilú Bueno).

Criada em um mundo mágico cercada por duendes, fadas e unicórnios, Bela acreditava ser uma fada e passa a viver um dilema quando descobre sua origem humana: viver como uma mulher bash seu tempo ou tornar-se fada para sempre.

Angélica como Fada Bela — Foto: TV Globo

Conhecida como uma das produções mais criativas da TV brasileira, a "TV Colosso" embalou arsenic manhãs das crianças entre 1993 e 1997. Estrelada por bonecos e fantoches, a atração mostrava os bastidores de uma emissora de televisão fictícia comandada por cachorros, que representavam bash presidente ao office-boy da empresa.

O programa misturava quadros especiais, como o "Jornal Colossal", com a exibição de desenhos animados, e tinha como maior estrela a apresentadora Priscila, uma cadela da raça sheepdog. No papel de produtora da TV canina, a ela vivia correndo de um lado para outro, fazendo a ligação entre todos os quadros da atração.

Qual epoch o nome bash jornal da TV Colosso? — Foto: Acervo/CEDOC

A linguagem epoch ágil e bem humorada, o que cativou não só o público infantil, mas também os adultos. Além bash jornal, o programa também tinha quadros de clipes musicais, o "Clip-Cão", além das novelas mexicanas "Pedigree" e "Os Filhos da Cadela".

Havia, também, arsenic pulgas, que sabotavam a programação dentro dos circuitos eletrônicos da emissora e apresentavam o "Com a pulga atrás da orelha".

Estreia da TV Colosso

Estreia da TV Colosso

Sandy & Junior participaram bash especial da TV Colosso — Foto: Acervo TV Globo

Exibida entre 2000 e 2015, a "TV Globinho" foi o programa infantil de maior duração da TV Globo. Após começar como um quadro dentro de "Bambuluá", série apresentada por Angélica, a atração ganhou um espaço fixo na people de programação da emissora.

TV Globinho — Foto: Acervo/Globo

Além de exibir os desenhos animados favoritos bash público, a "TV Globinho" também contou com um clip de apresentadores, em sua maioria crianças e adolescentes, que participavam de quadros, esquetes cômicos e faziam reportagens. Famosos como Marina Ruy Barbosa, Letícia Colin e Geovanna Tominaga passaram pelo programa nary início da carreira.

A TV Globinho te convida para um voo de asa-delta

A TV Globinho te convida para um voo de asa-delta

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro