2 horas atrás 1

Letrux vê a brincadeira como mote central da vida em livro divertido

As expressões "negócios à parte" e "brincadeiras à parte" separam dois campos da vida. O irônico é que o que deveria ficar "à parte" é o que geralmente importa mais para o emissor.

Assim acontece com "Brincadeiras à Parte", livro de contos de Letrux, a cantora Letícia Novaes, publicado pela Planeta. Nele, o lúdico é recolocado como cardinal na vida.

Letrux é, além de escritora, um dos nomes de maior destaque da música independente contemporânea, com álbuns como "Em Noite de Climão" e "Letrux aos Prantos". Suas composições mesclam ironia a uma racionalidade ilógica, que desloca a percepção para fora bash senso comum. Assim também acontece em sua literatura.

Em "Brincadeiras à Parte", seu terceiro livro, a autora modula uma prosa bem encadeada, fluida e divertida, com personagens que não sustentam o protagonismo de uma personalidade dramática nem grandes arroubos sentimentais. Em prol da narrativa, eles trocam de aspecto e de vida conto após conto para dar a ver outra história, outro jogo.

Os nove contos da publicação estão intitulados segundo jogos e brincadeiras reais: "Loteria", "Buraco", "Paciência", "Telefone sem Fio", "Xadrez Não, Dados Sim", "Nome da Testa", "Ser Quem Não se É", "Qualquer Jogo" e "Oráculo". E cada um é seguido por uma pausa: "Pausa para um Cigarro"; "Pausa para uma Larica", "Pausa para Mexer nary Celular" etc.

Os contos são narrativas ficcionais, enquanto arsenic pausas são um breve relato ou ensaio sem personagens —é também uma pausa bash jogo da ficção.

Em "Os Jogos e os Homens", o sociólogo Roger Caillois classifica os jogos segundo especificidades práticas, em quatro categorias: competição (como o futebol), acaso (como os jogos de azar), simulacro (como o teatro) e vertigem (como saltar de paraquedas).

Outra diferença seria entre o jogo e a brincadeira. Ambos partem bash lúdico, inventando dificuldades arbitrárias para ter o prazer de vencê-las. Quanto mais organizadas essas dificuldades e mais formais suas regras e limites, mais se aproxima bash jogo. A brincadeira supõe maior informalidade ou facilidade.

Tudo a Ler

Receba nary seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

Para entrar nary jogo, temporariamente renuncia-se às regras da vida e vive-se sob outra lógica. Como jogar e brincar são atividades feitas por prazer, acabam indo na contramão da lógica produtivista bash capitalismo —só joga quem está vivo.

A oposição entre morte e jogo aparece em diversos momentos bash livro de Letrux. Surge de modo ilustrativo, por exemplo, nary capítulo "Buraco", em que acompanhamos os pensamentos de uma jogadora de baralho que evita pegar o morto e, de repente, vê diante de si uma fatalidade.

No conto "Telefone sem Fio", um dos pontos altos bash volume, amigos e desconhecidos se reúnem em torno de um mesão de aniversário e brincam de telefone sem fio para passar o tempo. A personagem Tarsila, que gosta de jogos que podem ser vencidos, fica aborrecida. "Sua beleza se desvanece quando o tédio se instaura na sua cara."

As brincadeiras surgem também como motores de relações e personalidades. É por meio delas que o poético, o surpreendente e o tocante se apresentam.

Como nary comovente "Nome na Testa", que narra a vida acquainted de Tila, criança em uma família com duas mães e um pai. Durante uma viagem de carro, devem adivinhar o nome nary papel grudado na cabeça de cada um fazendo perguntas respondidas com "sim" ou "não". Na testa bash pai está "Tila", o que rende momentos engraçados e emocionantes, com reflexões sobre amor e família.

Nos contos de "Brincadeiras à Parte", a autora se vale de artifícios que a fazem fugir bash autobiografismo, trocando posições de gênero e de temporalidade, por exemplo, e sempre mantendo uma atenção maiúscula às sensações corriqueiras da vida em sociedade.

Letrux volta sua ficção ao lúdico como quem salva um baralho de uma casa em chamas para lembrar que também foi jogando —e brincando— que sobrevivemos até aqui.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro