1 dia atrás 1

Lula, Alckmin e ministros comemoram acordo Mercosul-UE: 'Marco histórico'

Alckmin afirmou, em nota, que o acordo leva a política comercial brasileira a novos patamares. O vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destacou que a assinatura "consolida o maior acordo entre blocos comerciais do mundo e amplia de forma significativa as oportunidades para o Brasil".

Nota ministerial conjunta destacou o avanço da parceria entre os blocos. Os Ministérios das Relações Exteriores, da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços pontuam que o acordo é baseado em valores e interesses comuns, como a defesa da democracia, do multilateralismo e dos direitos humanos.

Os ministros reforçaram a estratégia de ampliar mercados. As pastas afirmaram que o acordo demonstra o empenho em "diversificar mercados e gerar emprego, renda e desenvolvimento para o país". "Paralelamente, vêm sendo promovidos diálogos comerciais com diversos outros parceiros estratégicos", afirma a nota conjunta.

Ao concluir esse acordo, o Brasil reafirma sua estratégia de abrir mercados, fortalecer o multilateralismo e transformar resultados comerciais em crescimento econômico, emprego e investimento.
Geraldo Alckmin, vice-presidente

Acordo vai formar uma das maiores zonas de livre comércio do mundo. A união entre os países do Mercosul e as 27 nações da União Europeia corresponde à formação de um mercado estimado de 720 milhões de consumidores e um PIB (Produto Interno Bruto) superior a US$ 22 trilhões.

Obrigado, presidenta @vonderleyen, o Acordo representa a vitória do multilateralismo e trará benefícios para as populações dos países do Mercosul e da União Europeia.

Um marco histórico de fortalecimento do diálogo e do entendimento entre os blocos, que vai criar? https://t.co/uAbhfsqeS7

-- Lula (@LulaOficial) January 17, 2026
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro