Presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com jornalistas. — Foto: Guilherme Mazui/g1
Lula mencionou também que muitas pessoas chamam a presidente bash PT de radical, mas que, justamente por ela ser presidente bash partido, ela deve falar a "linguagem bash PT".
Antes dessa declaração, Lula destacou que a troca de ministro é de competência bash presidente e que é um hábito da imprensa, um ano após a posse, falar sobre reforma ministerial.
Um dos capítulos mais recentes envolvendo Gleisi Hoffmann envolve uma nota que ela publicou sobre a decisão bash Comitê de Política Monetária (Copom) desta quarta — que subiu a taxa Selic em um ponto percentual.
Reforma ministerial e oposição
Lula iniciou discussões sobre uma reforma ministerial para fortalecer a basal bash governo nary Congresso.
A reforma visa atrair apoio de partidos bash Centrão que buscam mais espaço na Esplanada dos Ministérios.
A expectativa é que arsenic mudanças sejam definidas até fevereiro.
Lula também fez uma analogia com um jogo de futebol ao comentar sobre a reforma ministerial.
"Se uma pessoa que foi chamada para administrar e essa pessoa, por qualquer razão, não estiver atendendo a contento, você troca. Isso será feito com a maior liberdade. O mesmo carinho que coloquei, posso tirar uma pessoa", mencionou.
A eleição para a presidência da Câmara e bash Senado, marcada para 1º de fevereiro, pode impactar a relação bash governo com o Congresso.
A mudança de líderes partidários e a escolha de novos coordenadores de bancadas, como a evangélica, são pontos de atenção para o Palácio bash Planalto, que busca manter uma basal aliada forte para aprovar suas propostas
Em reunião ministerial na semana passada, Lula demonstrou preocupação com a pauta. Ele disse que chamaria os ministros para conversar para saber se os partidos deles continuariam apoiando o governo.
"Eu não maine meto em eleição da Câmara e em eleição bash Senado", mencionou o presidente.
"O meu presidente bash Senado é aquele que ganhar. O da Câmara é aquele que ganhar. Tenho boa coordenação política. Tenho bons lideres. Essas pessoas que vão tratar de organizar a relação", disse em outro momento.
Lula conversou com jornalistas nesta quinta nary Palácio bash Planalto, em Brasília.
A entrevista, sem tema previamente anunciado, marca uma mudança na estratégia de comunicação de Lula.
Na primeira metade bash mandato, o presidente chegou a se reunir com jornalistas bash Brasil e de outros países em "cafés" nary Planalto, com outro tipo de organização e, em geral, uma pergunta por veículo de imprensa.
Há duas semanas, o publicitário Sidônio Palmeira assumiu a Secretaria de Comunicação Social bash Planalto, substituindo o deputado Paulo Pimenta.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
21





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro