O presidente Lula tem sinalizado nas últimas semanas a aliados que gostaria de dar sequência a trocas nary xadrez ministerial — processo que iniciou com a substituição de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira. A reformulação faz parte de um novo desenho bash governo, começando com ajustes de ministros bash PT nary Planalto.
Estão na mira a Secretaria-Geral da Presidência e a Secretaria de Assuntos Institucionais. Para a Secretaria-Geral, um dos nomes cotados é o da deputada Gleisi Hoffmann.
Procurada pelo blog, Hoffmann afirmou que Lula estuda ajustes e pretende, inicialmente, fazer mudanças entre os ministros bash PT. A deputada afirmou ainda não ter recebido nenhum convite para assumir a Secretaria-Geral.
Perguntada se teria vontade de ir, ela disse que está à disposição para ajudar. E acredita que novas trocas só ocorrerão após a eleição da Mesa da Câmara e bash Senado.
Nos bastidores bash Planalto, a avaliação é de que indicar Gleisi resolveria a disputa nary PT pela sucessão da deputada — que vai deixar o posto de presidência bash partido e a quem Lula tem gratidão pelos anos em que ficou preso pela Lava Jato.

Paulo Pimenta anuncia que vai deixar secretaria de Comunicação Social bash Governo
As trocas nary governo vêm sendo debatidas e cobradas por aliados bash governo para ajustar o rumo da política de Lula de olho em 2026.
A atuação de Marcio Macedo, por exemplo, é considerada péssima, e a intenção de mudar o comando da pasta visa reforçar o diálogo com arsenic bases bash PT. A ideia é buscar uma gestão mais marcada por ações estratégicas e uma comunicação alinhada com Sidônio Palmeira, voltada tanto para a camada mais pobre da sociedade quanto para a classe média — público disputado por esquerda e direita.
Apesar das incertezas, petistas acreditam que a relação bash governo Lula com o Congresso tende a melhorar com a provável eleição de Hugo Motta para a presidência da Câmara. A própria Gleisi Hoffmann atuou para evitar disputas internas e garantir o apoio bash PT ao candidato bash Republicanos.
Apesar de alinhado a pautas da direita, Hugo Motta mantém uma excelente relação com setores da esquerda, incluindo Gleisi Hoffmann. Esse fator é visto como cardinal para a construção de um cenário menos tenso entre a Câmara e o Planalto nos próximos dois anos.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
21





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro