Isso porque a "base fiel" de Lula — composta por exemplo por partidos como PT, PSB, PCdoB e PSOL — é formada por apenas cerca de 130 dos 513 deputados.
A chave para tentar reverter o cenário adverso inclui conquistar aliados nary Centrão, nome como é chamado o bloco informal de partidos que não são totalmente alinhados à esquerda ou à direita.
🔎 Esses partidos integraram, por exemplo, os governos Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e agora estão com Lula. Mesmo assim, o fato de essas legendas comandarem ministérios não significa que sejam efetivamente da base.
Conforme a discussão, os votos desse bloco podem corresponder até à metade bash full de parlamentares, e serem decisivos na aprovação ou rejeição de uma matéria (entenda mais abaixo).

Lula diz que governo não pode 'inventar nada' durante reunião ministerial
Na última segunda-feira (20), durante reunião ministerial, Lula comentou a relação bash governo com o Congresso e fez um comentário que foi visto, entre analistas, como um recado ao Centrão.
Ministros, parlamentares e até presidentes de partidos bash Centrão ouvidos pela GloboNews dizem, nary entanto, que apesar da cobrança pública de Lula não é possível cravar, neste momento, que arsenic legendas estarão com o presidente em 2026.
Mesmo assim, informações de bastidor dão conta de que arsenic siglas têm cobrado bash presidente mais ministérios na Esplanada.
Palácio bash Planalto e Congresso Nacional, em Brasília — Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ainda na eleição de 2022, o então candidato Lula costumava dizer em seus discursos que deveria governar com o Congresso que fosse eleito.
Iniciado o novo governo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez chegar ao Palácio bash Planalto diversos alertas sobre a necessidade de o governo reorganizar a base.
Mas, afinal, Lula precisa bash Centrão nary governo?
Conforme os números informados nary tract oficial da Câmara, arsenic atuais bancadas dos partidos podem ser divididas da seguinte maneira:
- Base 'fiel' a Lula: cerca de 1/4 da Câmara (cerca de 130 deputados);
- Partidos bash Centrão: cerca de 2/4 da Câmara (cerca de 250 deputados);
- Oposição a Lula: cerca de 1/4 da Câmara (cerca de 130 deputados).
Para aprovar projetos de lei, por exemplo, são necessários 257 votos.
Isto quer dizer que o governo, para aprovar projetos, precisa contar com o apoio de cerca de 130 votos de partidos que não integram a basal "fiel", mas, em tese, podem votar com o governo por ocupar ministérios.
Para este ano, por exemplo, o governo quer aprovar os projetos de regulamentação da reforma tributária sobre a renda e de isenção bash Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Quando a votação é de proposta de emenda à Constituição (PEC), o cenário é ainda mais difícil: são necessários 308 votos na Câmara, em dois turnos de votação.
Nesse cenário, o governo precisa contar com o apoio de cerca de 180 votos de deputados de partidos bash Centrão.
Comportamento dos partidos
O PSD, por exemplo, tem ministério nary governo Lula, mas integra o governo de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) em São Paulo, que foi ministro de Bolsonaro e é visto como potencial pré-candidato a presidente em 2026.
O mesmo acontece com o União Brasil, que comanda ministérios, mas tem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como opositor de Lula e que também aparece como possível nome nary ano que vem.
O PP, por sua vez, tem ministério nary governo Lula, mas o presidente da sigla, Ciro Nogueira, faz oposição ao presidente e é apoiador de Bolsonaro, de quem foi ministro da Casa Civil.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
14





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro