2 meses atrás 9

Mãe processa Roblox e Discord após filho de 15 anos sofrer abuso online e tirar a própria vida

Becca Dallas acusa os aplicativos de terem responsabilidade pela morte do seu filho de 15 anos.

Ethan, que era autista, tirou a própria vida em 2024, depois de passar anos conversando com um homem de 37 anos que fingia ser um adolescente nas plataformas. O abusador o chantageava para enviar fotos íntimas.

Ao g1, a Roblox lamentou o caso e reconheceu que a segurança infantil é um desafio para toda a indústria de jogos online. A plataforma afirmou que está cooperando com as autoridades e que está investindo em recursos de segurança (veja mais abaixo).

Já o Discord afirmou que está “comprometido com a segurança”, e que exige que os usuários tenham pelo menos 13 anos. O aplicativo informou também que está usando tecnologia e equipes especializadas para remover conteúdos nocivos.

Como funciona a Roblox? Os jogadores entram em um “metaverso”: um mundo virtual em que se comunicam por avatares e criam experiências próprias. A inscrição é gratuita. A plataforma é uma das mais usadas por crianças e tem mais de 40 milhões de usuários com menos de 13 anos, segundo o The New York Times.

Como funciona o Discord? Como uma plataforma de comunicação digital que permite mensagens de texto, voz e vídeo. Seu público principal são adolescentes que jogam e conversam ao mesmo tempo.

Ethan começou a jogar Roblox aos 7 anos, em 2015, com a supervisão dos pais, que ativaram controles parentais.

Foi dentro do jogo que conheceu “Nate”, que dizia ser uma criança. Em certo momento, Nate ensinou Ethan a desativar alguns controles parentais da Roblox, segundo o The New York Times.

A amizade virtual durou anos e migrou para o Discord, onde as conversas se tornaram abusivas. Sob ameaças, Ethan foi coagido a enviar fotos íntimas ao abusador.

Em 2022, o adolescente apresentou crises de raiva e chegou a passar um ano em tratamento intensivo.

Quatro meses após confessar o abuso à mãe, em 2024, o jovem tirou a própria vida.

Meses mais tarde, autoridades da Flórida (EUA) identificaram “Nate” como Timothy O’Connor, de 37 anos, que já tinha sido preso por outro caso envolvendo pornografia infantil.

Além do processo, Becca criou uma fundação em nome do filho — Ethan Dallas Hopeful Hearts Mental Health Scholarship — para apoiar crianças com problemas de saúde mental.

Roblox e Discord sob pressão

 o que é a rede social usada para cometer crimes contra adolescentes?

Discord: o que é a rede social usada para cometer crimes contra adolescentes?

O processo movido por Becca Dallas se soma a uma onda de ações contra as empresas.

Segundo o The New York Times, só em 2025, mais de 20 processos federais nos EUA acusaram a Roblox de facilitar exploração sexual infantil.

O Discord também tem sido criticado por ser usado por abusadores contra menores.

Agressores têm se aproveitado das transmissões em vídeo ao vivo da plataforma para, por exemplo, chantagear vítimas a cumprir desafios sob a ameaça de ter fotos íntimas vazadas, conforme reportagem do Fantástico mostrou em maio de 2023.

Além disso, o Discord se tornou um ponto de encontro para propagadores de narrativas de contracultura, como o movimento incel (celibatário involuntário), grupos de hackers e investidores em criptomoedas, segundo a agência DW.

Em 2025, a Roblox afirmou ter adotado mais de 100 medidas de segurança.

Com ela, os responsáveis conseguem saber com quais usuários seu filho adolescente está conversando e de quais comunidades do Discord ele participa. No entanto, eles não podem ver o conteúdo dessas conversas.

Influenciador morre durante transmissão ao vivo na França e acende alerta

Influenciador morre durante transmissão ao vivo na França e acende alerta

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro